Auditor com muito orgulho e profissionalismo, por José Francisco Grecco

01/09/2015 às 18:18 | Publicado em ADAEE, Memoria Servidor | 1 Comentário
Tags:

GreccoJosé Francisco Grecco, é natural de Jacutinga, Minas Gerais, casado há 33 anos com Rosalina Camilo, tem dois filhos (Rodrigo e Jonathas) e uma neta (Giovanna), iniciou sua carreira no DAEE, em 6/2/1968, aos 16 anos de idade, como mensageiro, na DPH (Divisão de Planejamento de Hidrologia), com os Engenheiros Arnaldo Domingos de Chiara e Salomão Szulman.  Naquela época, o mercado de trabalho oferecia salário “de menor” (terminologia muito usada na época) e ia ingressar na Light (hoje Eletropaulo), porém como surgiu a oportunidade de ingressar no DAEE, com carteira assinada com salário “de maior”, e com empenho do Sr. Noray de Paula e Silva e do Dr. Chiara, e também por orientação de seu pai (Antônio Grecco) que já trabalhava no DAEE, optou pelo DAEE.

Até 1971, trabalhou na CPA (Comissão Permanente de Águas) e no CRH (Coordenadoria de Recursos Hídricos) como mensageiro e depois como contínuo-porteiro I e II, com os Eng.º Carlito Flávio Pimenta, Ayrton dos Santos Canjani, Goki Tsuzuki, Ana Maria Amat.

Grecco,  pode se considerar um pessoa de sorte, pois desde o  início de sua carreira começou muito bem, pois sua iniciação se deu com pessoas e equipes de excelentes profissionais, gabaritados, renomados, experientes que passaram pelo DAEE e que até hoje são lembrados pela sua contribuição a Autarquia.

Em 8/3/1971, foi atuar junto à superintendência, cujo Superintendente era o Eng.º Renato João Baptista Della Togna, passando a Escriturário I e II, após obter o certificado de curso de datilografia, em 1972 e 1974, respectivamente.  Ficou na Superintendência até 1975, com Carlito Flávio Pimenta e Waldomiro de Oliveira Bento, Wilma Cicarelli, Kato, Carlos e Djair.

Grecco,  se emociona ao se lembrar de quantos cafés serviu na ausência dos funcionários encarregados pelo serviço e ainda dos encontros (e bagunças) que os garotos faziam na espera do café (4º andar da Rua do Riachuelo). A maioria destes garotos, ainda continua no DAEE (alguns estão aposentados) e são os profissionais de hoje. Já quando concluiu o curso de Técnico em Contabilidade em 15/4/1975, transferiu-se para a Divisão Técnica de Contabilidade daquele ano, como Técnico em Contabilidade.

Formou-se em 1980, pela Universidade São Tadeu, em Ciências Contábeis, passando a Contador Encarregado. Foi responsável pelo Serviço Técnico de Contabilidade, composto pelos Sistemas Financeiro, Orçamentário, Patrimonial e Compensação, onde em 1997, participou de forma ativa com os demais servidores na implantação do SIAFEM (Sistema Integrado da Administração Financeira para Estados e Municípios).   Grecco, destaca que ficou na Divisão de Contabilidade por mais de 25 (vinte e cinco) anos, com Frederico Por Deus de Carvalho, Helena Soldi, Rosely Ricci, Darge, Fernando, HelioHélio, Olindo, Vânia Tonini, Modesto, Vera, Aldo, Katuni, Daut Scapin, Sylvio Campardo, Dna. Lúcia, João B. Neto, Borzani, Jorge, Lucídio, Matheus,  Elita, Castanha, Reginaldo, Alberto Della Vega, Silvio Bonaldi, Julinho, Mário Zonaro, Soninha, José Felício, Vincenzo, Lafaiate, José Antero, Soter, José C. Baptista, Rubens Parma, Edson (Feijoada), Regina Koga,  Ubiratan Rozeiro, Ivone, Rui, Silda/Wagner, Ruth, Takeshi, Carlos Borges, Ricardo, Valdomiro Ovisiani, Luiza, Márcio/ Salete e Alberto (desculpe alguns nomes não citados). Seu período de trabalho na Divisão de Contabilidade lhe proporcionou um vasto conhecimento sobre os trâmites da contabilidade pública, dando a ele todas as condições para transferir-se para o Departamento de Auditoria em 1/11/1999, onde se aposentou como Assistente Técnico III, daquele mesmo ano.

Foi recontratado em 5/1/2000, como Diretor Técnico I, para atuar no mesmo Departamento de Auditoria, com a equipe: Jorge Luiz Grappeggia, Conceição, Allan, Kocin, Silene, Giselia, Célia, Marcília, Valéria, Antônio, Hilário, Amadeu e Roberto Yazbek; profissionais muito dedicados à área e as atividades sob sua responsabilidade. Já em 12/3/2014, foi promovido a Assistente Técnico de Direção IV, sendo o responsável pelo setor de adiantamento, onde executa os exames de forma criteriosa e minuciosa dos processos de prestação de contas de adiantamentos, visando o cumprimento da legislação pertinente e as normas internas, objetivando sempre preservar o nome da Autarquia e do responsável pelo adiantamento perante a Secretaria de Fazenda e Tribunal de Contas do Estado, procurando sempre orientar, esclarecer e acima de tudo passando as informações necessárias para evitar quaisquer questionados dos citados órgãos externos; executa também, análises dos balancetes mensais e balanço geral e representa o sr. Superintendente em assembleias ordinárias e extraordinárias nas empresas em que o DAEE participa como acionista.

A Auditoria é uma área muito importante em qualquer empresa, seja no setor privado ou público, pois tem a responsabilidade de cumprir normas e legislação, além de zelar pelo dinheiro e patrimônio público.

Realizou inúmeros cursos/palestras, encontros, seminários e oficinas, todos voltados para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Foi Presidente e Membro de várias Comissões de Averiguações internas, para apuração de possíveis irregularidades. Aprendeu bastante nesta tarefa, mas também conheceu os dissabores do oficio, pois aqui também se tem que cumprir regras e legislações e muitas vezes os envolvidos podem não concordar com os resultados das sindicâncias.

É membro titular da Comissão Especial de Licitação da DLC (Divisão de Licitação e Contratos) no que tange as Concorrências Públicas e Tomadas de Preços para contratação de serviços técnicos e execução de obras. Mais uma área onde aprendeu muito, pois aqui se tem a noção de como se efetuam as compras e aquisições no setor público, uma grande responsabilidade e que também é muito fiscalizado por entidades externos a Autarquia.

Grecco, se emociona ao lembrar o quão foi difícil chegar até este momento, e cita, por exemplo: o regime militar (anos 70), as manifestações, o transporte público precário, as greves, as chuvas, sol, condições de trabalho, incompreensões, perspectivas desanimadores, perda de pessoas queridas, trabalhar durante o dia e estudar à noite, sem contar os registros contábeis e emissão de documentos e balanços que eram todos manuscritos e datilografados e dos equipamentos então, os primeiros passos da implantação da informática no DAEE, (que era à base de cartões e fitas, os primeiros computadores (SID), com seus disquetes enormes, mas também se recorda dos aspectos positivos e das boas festas ao final de ano, na garagem em Osasco (Divisão de Transportes) ou em Ponte Nova, por exemplo, festas excelentes que trazem boas recordações.

Mas mesmo com tudo isto, declara o seu amor e carinho pelo DAEE, não se arrependendo por todos esses anos (quase meio século) dedicados de corpo e alma à Autarquia, sentindo que ainda há um longo caminho a percorrer no Departamento, enfazindo que tem muito em enaltecer o DAEE e agradecer a todas as pessoas que conviveu e convive pelos conhecimentos e  informações transmitidas por elas.

Participa com muito orgulho da Associação dos Servidores do DAEE (ADAEE) tendo sido Conselheiro Fiscal de 15/3/2001 até 15/3/2005, e desde 15/3/2015, é o 1º Tesoureiro da Associação, com Cândia Maria de Souza, Carlos Roberto Sabiá e Maria Silvia Barrozo e pela COOPERHIDRO (Cooperativa de Crédito Mútuo dos Gestores de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), participou como Conselheiro Fiscal nos exercícios de 2008 a 2014. Sempre gostou de poder ajudar nas causas coletivas e nas entidades de classe, pois sabe que com os conhecimentos adquiridos por tantas áreas da contabilidade, auditoria e nas licitações pode auxiliar estas entidades a cumprirem suas missões a fazerem o melhor pelos seus associados ou cooperados.

Greccm, é uma pessoa idônea, simples, um pouco introvertido, mas que preza muito o que conquistou com seu trabalho e profissionalismo. É grato por ter estar no DAEE todo esse tempo ( 47 anos ) e ter tido a oportunidade de contribuir com o órgão e unidades por onde passou.

José Francisco Grecco,  é mais um dos servidores que faz parte da história do nosso DAEE.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Eu entrei no Func.Público em 1966, depois de 24 anos transferi para o DAEE
    Fiquei na Adm.Dm. durante uns 15 anos trabalhando na Aml. na Brig.L.Anto-
    nio e de lá fui para o Pet. onde me aposentei.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: