Dia de São Cristovão– Uma Homenagem a equipe de motoristas do DAEE

23/07/2015 às 12:48 | Publicado em Memoria Servidor | 1 Comentário
Tags: , ,
Walter Pereira (Waltinho)

Walter Pereira (Waltinho)

Walter ao centro, da direita pra esquerda: Rafael, Pedro, Laercio (Birigui), Cicero, Carlos, Marcelo, Andrade e ao fundo (mais alto) Nilson.

Walter ao centro, da direita pra esquerda: Rafael, Pedro, Laercio (Birigui), Cicero, Carlos, Marcelo, Andrade e ao fundo (mais alto) Nilson.

O Dia de São Cristóvão coincide com o Dia do Motorista, justamente porque São Cristóvão é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral.

Por isto como neste ano será comemorado num sábado, resolvemos homenagear antecipadamente  os motoristas da autarquia, pois são eles que nos conduzem com segurança para o desenvolvimento de nossas atividades profissionais.

Entrevistamos Walter Pereira, servidor responsável pelo pool de motoristas, que atendem todos os áreas e servidores do Edifício Cidade I e II. Este pool é composto por 15 motoristas, que ficam a disposição em uma sala no terceiro subsolo do Edifício Cidade I, e que em rodizio e sob a coordenação do Walter, ou Waltinho, como é mais conhecido, atende todos os pedidos de serviço das áreas dos dois edifícios. O DAEE conta ainda com muitos outros motoristas sediados nas diversas unidades do DAEE.

No pool as atividades são as mais diversas, como atendimento a PJU para levar Procuradores a audiências, ou entregar documentos nos fóruns, levar pessoas a Secretaria, levar profissionais a reuniões, entregar documentos relativos a licitações ou, da Superintendência ou Chefia de Gabinete, entregar documentos dos mais diversos, atender pessoas que às vezes passam mal no prédio e precisa ir com urgência a hospitais (só em casos que não seja necessário o uso de ambulâncias), fazer visitas domiciliares e hospitalares acompanhando profissionais do RH, enfim uma gama de tarefas.

Para isto a equipe do pool coordenado por Waltinho é composta por: Antônio José de Andrade (67 anos, 38 de serviço); Carlos Henrique de Almeida Amarante (24 anos, 03 de serviço); Cicero Miguel da Silva (58 anos, 32 de serviço); Eugenio Cezar Correia (67 anos, 34 de serviço); Glaucon Rogério da Silva (44 anos, 03 anos de serviço); Helvio Ferreira (60 anos, 37 de serviço); José Romildo dos Santos (59 anos, 37 de serviço); Júlio Flávio Borba (53 anos, 39 de serviço); Luiz Henrique Michelli (60 anos, 37 de serviço); Marcelo Sellingardi (53 anos, 34 anos de serviço); Nilson Lira de Barros (44 anos, 03 anos de serviço); Pedro Miguel da Silva (56 anos, 37 anos de serviço); Rafael Roda Neto (52 anos, 37 de serviço); e o próprio Walter Pereira (59 anos e 38 de serviço). Os mais novos são Carlos, Nilson e Glaucon que já pegaram o jeito da equipe e, o servidor com mais tempo de serviço como motorista: Antônio José de Andrade. Muitos de nossos motoristas vieram de áreas administrativas e migraram para o pool, outros não, sempre atuaram como motoristas.

Pelos nossos cálculos são mais de 400 anos de experiência (tempo de casa) e pasmem, segundo eles, rodam cada um em termos de percurso por mês de 1000 a 3000 quilômetros (dependendo da área onde atuam).

Se fizermos uma estimativa mensal teremos uma média de 35.000 quilômetros rodados pela equipe, o que corresponde a quem se propõe a dar a volta no continente sul americano, passando pelos 12 países da América do Sul contornando o continente, segundo o site www.umavoltadekombi.com.br.

Na maioria atende todas as áreas, e todos viajam as unidades e cidades do interior, o telefone toca direto e cabe ao Waltinho indicar quem atenderá a demanda que surge a cada hora, umas planejadas, outras de emergência e pra ontem.  Há alguns motoristas que ficam a disposição de algumas diretorias, como Flavio e Luiz Henrique Michele atendem a Superintendência, Marcelo atende a DSD, Glaucon e Rafael a Chefia de Gabinete, Romildo a UGP – Água Limpa, e Cicero ao PVT.

O pool é subordinado a ADT – Divisão de Transportes, coordenada por Luís Fernando Vernalha. Esta Diretoria fica sediada na Cidade Universitária, e é responsável pela manutenção dos veículos, combustível (ou contrato e gerenciamento dos cartões combustível), controle das autorizações para dirigir veículos oficiais, controle de pagamento de multas e pontos na carteira, etc.

A ADT assim como o pool é parte integrante da DSD – Diretoria de Administração e Sistema, sob a responsabilidade de Nelson Garbelotto.

Segundo os motoristas entrevistados, é uma atividade interessante e importante, porém sem horários, pois tem que se estar à disposição o tempo todo, não há horário de entrada ou saída.  Se as reuniões ou atendimento for fora do horário de expediente eles atendem, se entrar no horário de almoço idem, muito cedo idem. Logico que há um acerto da área com esta agenda lotada, mas eles nunca deixam de atender uma demanda. Nós mesmos do Serviço Social que já utilizamos o serviço da área com muita frequência, já atendemos pessoas doentes, com atendimentos em INSS, hospitais, velórios, em horários dos mais diferentes possíveis. Mas percebemos que este tipo de atendimento (assistencial, voltado a ajudar as pessoas) é o que menos eles reclamam. Lembro-me de situações onde os mesmos nos comunicaram no sábado sobre um servidor internado e sem família em São Paulo, se propondo a nos levar pra visita-lo se necessário.  Iriam buscar o veiculo oficial sem problemas para não deixar o servidor sem atendimento. Ficar em velórios de madrugada, à noite, isto era muito comum.

Mas retornando ao chefe do pool, Waltinho, ele é um servidor como vários outros que veio da SUDELPA – Superintendência de Desenvolvimento do Litoral Paulista, onde foi admitido em 1976, como motorista, lá executava serviços de caçambeiro e dirigia basculantes. Veio pro DAEE em 1989, já para atuar como motorista. Atuou na antiga divisão de transportes na Vila dos Remédios, sob a coordenação do famoso Sr. Reis, depois auxiliou um pouco na ADAEE, sob a gestão da Neusa Gouveia, depois na Secretaria e depois foi gerenciar o pool no primeiro andar da saudosa Rua Riachuelo. No pool permanece até hoje.

Nesta época quando o pool começou (não se lembra de direito o ano) contava também com os motoristas: Domingos, Dino, Ikeda, Orlando, Pereira, Tuia, Maciel, Armando, Celso, enfim ótimos profissionais, alguns aposentados hoje, outros falecidos. Tivemos várias histórias engraçadas com quase todos, (os de ontem e os de hoje) Ikeda que costumava levar laranjas no veiculo e oferecer ao passageiro, Tuia sempre fazendo palhaçadas, Celso sempre tirando sarro dos colegas, Sr. Dino muito discreto, Orlando (alias falecido recentemente) apelidado de pitbull, enfim todos deixaram muitas saudades.

Retomando ao Walter, pode se perceber que é uma pessoa calma, discreto e respeitado por sua equipe e mesmo as pessoas que precisam dos serviços da área. Perguntado sobre que perfil é necessário para poder atuar nesta área, onde lida com os motoristas e púbico interno do DAEE, responde que tem que ter bastante paciência, habilidade de conversar com as pessoas, de perceber quem seria mais adequado pra atender o serviço e um bom jogo de cintura para conciliar tudo isto. Sua equipe conta com profissionais com muitos anos de casa, e de gênios e perfil muito diferentes, portanto ter flexibilidade é parte de seu perfil.

Enfim seu jeito de gerenciar deve estar dando certo, pois ele é respeitado por sua equipe e se percebe que eles tem um bom relacionamento interno na equipe, além de muito humor, pois sempre que se vai ao local estão dando boas risadas sobre seu cotidiano.

Logico que há problemas na área, quando não se tem pessoal suficiente para o atendimento, quando há urgência e não se tem condições de atender, a frota antiga, quando quebra um veiculo, o perfil variado dos seus profissionais, mas se não fosse um trabalho importante como é, e com uma equipe de primeira e um bom gestor a coisa desandava.

Nossos parabéns a esta equipe de profissionais e que se sintam homenageados todos os demais motoristas do DAEE, pelo seu empenho, profissionalismo e importância para a autarquia ao longo de sua história.

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Parabéns aos amigos e colegas que sempre me atenderam e atendem quando preciso dos serviços do pool.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: