Uma arquiteta pioneira na sua época e importante restauradora: Thereza Katinszky de Katina e Pielesz.

06/07/2015 às 13:29 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

TherezaThereza Katinszky de Katina e Pielesz  foi arquiteta da primeira turma da Faculdade de Arquitetura e Urbanisno da USP formou-se em 1952.

Trabalhou no DOP colaborando em diversos projetos de edificações na capital. Também percorreu diversas cidades do interior de São Paulo para dar consultoria na avaliação de terrenos e também desenvolvimento e participação em projetos para construção de creches públicas e presídios.

Especializou-se em restauração de monumentos históricos e artísticos, e participou de importantes projetos de restauro como Recolhimento da Luz ou a Faculdade de Medicina da USP, ou no CONDEPHAAT do Estado (Conselho de defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Estado de São Paulo) e no DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) da Prefeitura do Município de São Paulo.

Foi também representante da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros junto ao Conselho do CONDEPHAAT.

Participou da restauração do Centro Histórico de Salvador, conhecido popularmente como Pelourinho, a convite da arquiteta Adriana Castro, então diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Thereza, foi uma profissional que atuou na DOP – Departamento de Obras Públicas e depois transferida para o DAEE, onde se aposentou em 1992. Trabalhou com outros importantes profissionais que passaram pelos dois órgãos entre os quais: Carlos Paz, Wilson Rodrigues de Moraes, Wladimir Anversa, Francisco Bicalho Vespasiano.

Esta é uma homenagem póstuma enviada pela sua filha Ana Cordeiro,que tem uma grande admiração pela mãe e profissional. Segundo ela: “A primeira escola de arquitetura da USP funcionava num prédio na Rua Maranhão em Higienópolis e minha mãe fez parte do grupo de jovens que pressionou políticos para criarem a FAU. Ele funciona até hoje e é onde acontecem cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP”.

Thereza, faleceu em 19/05/2015 com 88 anos. Uma das grandes mulheres e profissionais que passaram pelo DAEE.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: