Um servidor (e pescador) do Vale do Ribeira, muito grato ao DAEE pelo que conquistou: Paulo Toshio Maebara.

25/11/2014 às 16:06 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: , ,

Depois de muito tempo sem matérias, conseguimos com muito custo, entrevistar um servidor muito carismático e responsável que atua na região do Vale do Ribeira: Paulo Toshio Maebara.

Admitido no DAEE em 03/05/1976, iniciou suas atividades como Auxiliar de Engenheiro.

Sua primeira atividade profissional foi na área de Obras, no Atendimento aos Municípios, antigo Grupo Tarefa, muito “famoso” pelo importante papel que exercia na época, acompanhamento das obras do Polder Registro I e II e Obras da Barragem do Valo Grande em Iguape.

Veio parar no DAEE, através do convite de outro servidor e amigo: João Alberto Perez Teotônio, cujo apelido: Mandi (ver matéria neste blog) também Auxiliar de Engenheiro, que já se encontrava no DAEE de Registro. Este o incentivou a vir ao DAEE. Hoje Mandi trabalha na Bacia do Baixo Tietê na cidade de Novo Horizonte.

Maebara e Mandi foram colegas no Colégio Agrícola onde efetuaram o curso de Técnico Agrícola na cidade de Jacareí. O primeiro superior de Maebara foi o Eng.º Souji Gozi e teve como Diretor da Regional o saudoso Engº Luiz Ken Itiro Shibata.

Chegando ao DAEE com curso médio (Técnico agrícola), teve que correr para iniciar logo um curso superior. Na região do Vale do Ribeira só havia uma Faculdade e cursos voltado para área de Magistério, Não perdeu tempo, e no segundo semestre após a chegada ao DAEE já estava cursando o curso de Ciências e posteriormente concluiu o de Matemática.

Maebara comenta que a sua evolução na carreira foi gradativa de luta, trabalho, profissionalismo, humildade e ética. Nunca perdeu a esperança, sempre foi batalhador e continua até hoje, sonhando em ver a Autarquia cada vez melhor em todos os aspectos, alias uma característica de todos da sua geração, ou seja, um elo muito forte com a Autarquia.

Desde 1988, é Responsável pelo Grupo Técnico de Informações Gerenciais da BRB (responsável pela área de informática) e pela Diretoria de Recursos Humanos desde o final de 1999, acumulando a função de Diretor Técnico II da BRB, e ainda dando apoio nas reuniões do Comitê de Bacias CBH-RB onde o Diretor Ney Akemaru Ikeda é o Secretário Executivo desde a sua criação há mais de 18 anos.

Maebara é um entusiasta, pois gosta do que faz e é muito grato ao DAEE pelo trabalho realizado, pela sua realização profissional, aos muitos colegas e amigos que conseguiu ao longo desta jornada, pela oportunidade de ter convivido e ainda conviver com profissionais maravilhosos, pessoas importantes ao seu desenvolvimento pessoal e profissional pela troca de experiência e rico aprendizado. Segundo ele: “fazer parte desta família DAEE é muito gratificante”.

Com muito carinho citou inúmeros nomes de profissionais, mas falou que não gostaria de fazer injustiça, pois poderia esquecer-se de alguns e pede “desculpas” aqueles que não lembrou naquele momento.

João Alberto P. Teotônio (Mandi), – Saudoso Luiz Ken Itiro Shibata, Souji Gozi (Bacia do Turvo/Grande em São José do Rio Preto), Paulo Eduardo Abuabud Barbanti (Araraquara), Adilson Iragy  B. Pereira (Taubaté), Paulo  Goto, José  Roberto Casalle,  Saturnino Servo  Sales, Airton Coimbra, Clarindo Mendes, Fabiano  Takashi  Tamada, Rivau de Freitas, Sergio  Guilhermino, Gilson  Nashiro, Wilson Waki,  Gerhard Kerschbaum, Saudoso Josef  Kovacsics, Raul  Soares de Borba,  Laerte A. Muniz, Ney Akemaru Ikeda,  Nelson M. Nashiro,  Glauceir Ureniuk, Jorge Lane Ferreira do Vale,  Roberto Rosa Bertagnoli,  Adolfo Monteiro Morais,  Hélio de Jesus Pacheco,  Dorival Ribeiro Dias,  Roberto da Silva,  Mario Jerson Tognieti,  Irineu T.  de Oliveira,  Silvio  A. Bertelli Maeji , Adriano  T. Monsores,  Renato Proença Rebouças  Gonçalves,  Sidney Feliz Caetano.

Sem contar com nomes de outras Diretorias.

Saudosos Cap. Noray  e Dr. Paulo da Rocha Barros,  Carlos Alberto Janotti,  Edson Zadra,  Aramis A. Guerra,  Nelson Garbelotto, Salomão Szulman,  Maria Efigênia do Nascimento, Antonio Roberto Moretto, Catarina V. Barros,  Nilva  T. Mello, Odair Sampaio,  João Foloni,  Ubiraci A. Salomão, Euclides  Girotto,  Marcos B. Leal, Alex Lozano, Eliseu I. Ayabe,  Alfredo Segato Rizzatti, Flávio Y. Nakanishi, Ivaldo L. Antonini, Ricardo B. de Oliveira,  Luiz Setsuo Aragaki,  Elizabeth Trovão,  Maria Silvia Barrozo,  Silvio da Conceição Pereira, Tânia Regina >dos S.H.Alves,  Adriana M. dos Santos, Adriano Paulo Pereira,  Caio Marcio de Paula,  Larissa Gonçalves Reis,  Eliza Sano,  Edson Baptista da Silva,  Dulce M. Rodrigues,  Saudosos João Romão,  Luiz Carlos Miya e  Lereno Cardoso de Freitas, e ainda Ivone T. Brambilla, Flora T. Shitakubo,  Silda T de Castro,  Glacua A. Aragão de Sousa, Eliel Gonçalves,  Eiji Yassuda,  Jorge  A. F. R. Arruda Filho, Meire Quintino Rogério,  Rafael Roda Neto,  Luciana  Machado,  Maria das Dores Barreto.

Quando vimos à lista das pessoas a quem é agradecido, mencionamos: – Maebara tem quase todo o quadro do DAEE ai nesta lista, ele riu.

Com relação à vida pessoal, ele agradece o apoio e carinho da família, esposa Ana Rosa e dos filhos Ana Paula formada em Educação Física, casada com Danilo (Engenheiro Elétrico Industrial), que estão morando no Japão onde o genro trabalha em um centro de pesquisa da Empresa Honda; Paulo Jr., formado em Design Gráfico e a nora Suzicarla, último ano de Admistração: a filha Mariana, último ano em Biologia em São José dos Campos e o genro Ricardo (engenheiro Mecânico), que trabalha na Embraer.

Aproveitando a oportunidade, faz um relato de uma passagem na vida do casal: Mariana, sua filha caçula, nasceu com um problema sério do coração, e na segunda semana de vida já se encontrava internada no INCOR. Passou por várias intervenções de cateterismo e com um ano e nove meses de vida, passou pela cirurgia definitiva, e comenta: “aproveita o momento para agradecer a todos os amigos do DAEE que direta ou indiretamente contribuíram de alguma forma para que a cirurgia fosse um sucesso, e em especial cita o nome do Dr. Nelson Nashiro”.

Quando a internação para a cirurgia da Mariana estava ficando complicada de acontecer e a idade avançando, o desespero começou a tomar conta do Maebara, esposa e família (sem a cirurgia ela corria risco de morte a qualquer momento). Mas ele lembra como se fosse hoje, numa dessas ultimas idas ao INCOR e a negativa para a internação já agendada, começou a perder a esperança, mas pensou, já quase sem rumo, o que fazer. Naquele instante estava próximo à Praça Patriarca quando lembrou em procurar o Dr. Nelson Nashiro, e dali para a sede do DAEE na Riachuelo era um pulo. Ao chegar á sala dele, este perguntou o que ele estava fazendo e explicou o que estava acontecendo, ele respondeu: “Maebara, espere um pouquinho que estou com muito serviço para resolver, mas assim que terminar irei com você até o Hospital”. Após conclusão dos trabalhos pendentes. Nashiro o chama, e juntos foram até o INCOR e conversaram com a Secretária do Presidente da Fundação Zerbini. O Presidente não estava presente naquele momento, mas relataram a situação, a Secretaria e sensibilizada solicita ao Maebara que permanecesse em São Paulo e aguardasse uma ligação telefônica.

Naquele mesmo dia receberam o telefonema do Hospital e no dia seguinte a filha estava sendo internada, e depois de mais alguns dias de preparação houve a concretização da cirurgia feita pelo Dr. Adib Jatene.

Três dias após a cirurgia Maebara e a esposa puderam reencontrar a filha. “A emoção foi indescritível”, comenta. E embora o controle de entrada de visitas pós-cirurgia fosse rigoroso, Nelson foi o primeiro a visitar Mariana. “Só tenho que agradecer a Deus por ter a oportunidade de pertencer à família DAEE. Muito obrigado”.

Muito gratificante ver como servidores como Maebara são gratos a Autarquia, e como sua vida foram influenciadas pelo trabalho e grupo que aqui esteve presente. Todos ganharam com isto, inclusive o DAEE por ter servidores tão comprometidos com o órgão.

Finalizando ainda, Maebara além de tudo é um ótimo esportista e pescador, haja vista a foto acima, além disto tem como esportes preferidos: caminhada longa e curta. Já fez até que uma vez por ano faz um caminhada de 70 km, da cidade de Registro até Iguape. Enfim um atleta cujo exemplo devemos seguir.

Seu Hobby predileto: pescaria, fotografia, marcenaria, serviços no sítio, que há pouco tempo adquiriu um sítio onde pretende morar no futuro, quando estiver bem velhinho e aposentado, afinal com toda esta energia vai demorar pra encerrar suas atividades.

Quanto à fotografia nós mesmos já vimos seus dotes nesta área, afinal em todos os eventos de RH, caso esqueçamos a maquina fotográfica, se ele estiver lá, é certeza de que teremos o evento fotografado e de graça.

Por isto tudo e pelo seu caráter, é mais um servidor a quem fazemos questão de homenagear e destacar neste blog, que agora com certeza retomaremos para continuarmos na missão (perfil do Blog) de:  “Trata-se de um canal de comunicação com objetivo de perpetuar a história e memória dos servidores que atuaram e que atuam no DAEE. Suas histórias, seus talentos, os acontecimento pelos quais passaram no trabalho, suas recordações, relações, contribuições a Autarquia, formas de gestão a que estavam submetidos, enfim sob a perspectiva individual casos que relembrem sua trajetória na Autarquia. O blog tem como objetivo mostrar algumas dessas histórias de vida/trabalho, permitindo assim o reconhecimento pelos serviços prestados, à interação deste grupo e, possibilitar um espaço de escuta e troca de experiências”.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: