Ser bibliotecária: uma tradição familiar na vida de Kinue Saito.

27/05/2013 às 12:11 | Publicado em Biblioteca DAEE | Deixe um comentário
Tags: ,
Kinue ao centro e sua equipe

Kinue ao centro e sua equipe

A biblioteca do DAEE, vinculada e subordinada a SAT – Diretoria e Assessoria Técnica do DAEE fica sediada atualmente na Cidade Universitária, sob a coordenação da bibliotecária Kinue Saito de 56 anos.

Kinue vem de uma família tradicionalmente formada por bibliotecárias em várias gerações. Segundo ela foi influenciada por sua prima Satiko e tia Makico, ambas bibliotecárias que também atuaram no DAEE, tem ainda mais 03 primas com a mesma formação. “É parece que elas gostam de organização”. Diz que a influencia da tia e prima foram grandes, pois desde pequena frequentava os locais de trabalho de ambas e gostava do que via.

Satiko foi uma das primeiras bibliotecárias no DAEE e esteve à frente desta biblioteca central do período de 1973 até 1999. Makico trabalhou na mesma área de 1998 ate 2011 quando veio a falecer. Kinue está na mesma área de 1989 até a presente data.
Formada pela Faculdade de Sociologia e Politica de São Paulo, começou atuando na biblioteca quando ela ficava na Rua Riachuelo, depois com a aposentadoria de Elza Maria Maciel, bibliotecária do CTH – Centro Tec. de Hidráulica veio transferida para a Cidade Universitária.

Retornou posteriormente para Riachuelo, depois Vila dos Remédios e agora novamente na Cidade Universitária. A biblioteca do DAEE até pela necessidade de grande espaço físico, sofre com as mudanças de locais sofridas pela autarquia, pois em todas tem que se acomodar em espaços nem sempre adequados ao seu grande acervo.

Comenta que o acervo da biblioteca do DAEE é enorme, sua área principal são os livros de engenharia civil, hidráulica, hidrologia, elétrica, geologia, muitos mapas, relatórios técnicos e publicações do DAEE.
Seu público alvo são os estudantes de engenharia, consultores, técnicos, empresas que buscam informações nestes campos. Eles também adquirem sempre novas publicações e fazem empréstimos entre bibliotecas. As compras de novos livros são baseadas em levantamento junto a este público.

A equipe a frente da biblioteca do DAEE é: Kinue e Magali, ambas bibliotecárias, Karen e Nelson – atuam na área administrativa e Marcos – jornalista.

Kinue apresenta uma pequena deficiência na perna, que não atrapalha seu desempenho profissional. A dificuldade na locomoção é oriunda de uma paralisia na infância. Posteriormente já adulta sofreu uma queda que agravou um pouco seu quadro. Procura manter sua vida normal, trabalha, faz academia, alongamentos, gosta de ler, cuida da casa, etc.

Porém reclama um pouco do transporte público, pois não tem a agilidade necessária para pegar ônibus estas coisas, e diz que os motoristas tem pouca (ou nenhuma) paciência com isto. Por isto vem trabalhar com um transporte particular que agendou com esta finalidade, buscando seu conforto e tranquilidade para vir e retornar do trabalho. É custoso, mas vale a pena.

Diz que gosta do seu trabalho, de atender as pessoas, da equipe atual, que sente falta do antigo servidor Eustáchio que se aposentou recentemente, só que gostaria que o local de atendimento aos consulentes fosse melhor, pois o local atual da biblioteca ainda está improvisado, com uma iluminação não muito adequada e muito quente no verão. Espera que em breve isto possa ser resolvido.

Apesar de tudo isto, e dos diretores não estarem sediados no mesmo local que elas, diz que não se sentem abandonadas e que estes sempre ligam e mantêm contato, que os seus pedidos dentro do possível são acatados, mas que pra uma mudança de local demandaria recursos financeiros e orçamentários que o DAEE não dispõe atualmente.
Diz que vai continuar junto com sua equipe fazendo seu papel de atender bem ao seu público e fazendo o melhor que puderem.
É isto ai.

Em tempo a biblioteca do DAEE fica sediada a Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 120 – Cidade Universitária – Telefone: 3039-2150.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: