Grupo de Caminhada e Relaxamento com participantes da Terceira Idade no Parque Ecológico do Tietê.

14/03/2013 às 17:22 | Publicado em PET - Serviços Oferecidos | Deixe um comentário
Tags: ,

Tendo em vista uma necessidade governamental da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, que anualmente levanta dados sobre atividades desenvolvidas pelos órgãos públicos voltados aos idosos, levantamos casualmente o histórico abaixo de um trabalho feito há mais de 19 anos pela área de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê, visando à melhoria da qualidade de vida e manutenção da autonomia do grupo de terceira idade que acompanha este trabalho desde 1994.

O relato abaixo é do Eng. Fernando Antônio Pinto Teixeira – Coordenador do Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê/PET – Núcleo Eng. Goulart – e-mail: ceapet@daee.sp.gov.br, situado na Rua Guira Acangatara, 7- – Penha, São Paulo – fone 6958 1450 e 6958 1477.

O trabalho em questão é o do Grupo de Caminhada e Relaxamento realizado no PET. 

No final de 1994 a direção do Parque Ecológico do Tietê reuniu todos os setores que, na época, desenvolviam atividades junto à população para instruir que, com a mudança de governo que haveria no ano seguinte, ter-se-ia como meta de governo o favorecimento do público idoso. Na oportunidade solicitou que os setores se mobilizassem com intuito de adequar as atividades desenvolvidas para esse público. Especificamente ao Setor de Educação Ambiental, sensível a essa meta, a direção do Parque solicitou que fosse organizado um grupo regular de freqüentadores idosos.

Em janeiro de 1995 iniciou-se um programa de caminhada e relaxamento, com aproximadamente doze idosos inscritos, objetivando a formação do grupo, como solicitado. Esse trabalho foi realizado em parceria com a Unidade de Saúde Básica Jardim São Francisco II que, na época, possuía equipe médica de especialidade cardiológica e interessava-se pelo programa com forma de prevenção á hipertensão arterial. O horário de encontro desse grupo era às sextas feiras das 9:00 às 11:30 horas para a programação que consistia em “caminhada” (três a cinco quilômetros) e “relaxamento” realizado pela prática corporal de técnicas variadas e meditação.

Em 1996, houve mudanças na equipe médica da Unidade de Saúde, mas o Parque Ecológico do Tietê prosseguiu com esse programa mesmo sem contar com a parceria do Posto de Saúde.

Embora nunca houvesse qualquer restrição de questão etária para a inscrição, o grupo é considerado de terceira idade tanto pelos participantes, como pelos funcionários e visitantes do Parque Ecológico.

Em janeiro de l996 o Centro de Educação Ambiental constituiu seu segundo grupo de caminhada e relaxamento cujo horário de encontro é às quartas feiras das 9:00 às 11:30 horas.

Aos poucos, os objetivos “ambientalistas” do Parque Ecológico e de “saúde” da antiga parceria com o posto de saúde foram somando-se aos e aos “sociais” trazidos pelos integrantes do grupo. E a programação de hoje inclui, além da caminhada e relaxamento, excursões a museus, parques, sítios e áreas de lazer; participação em bailes e outros encontros sociais.

O Grupo de Caminhada do Parque Ecológico do Tietê consolidou-se enquanto uma das relevantes referências para o fortalecimento de políticas voltadas ao idoso na região leste de São Paulo e metodologicamente contribuiu fomentando estratégias inclusivas, não “assistencialistas”, comprometidas com o desenvolvimento da autonomia do idoso tendo como horizonte a melhoria de sua qualidade de vida.

O Grupo de Caminhada, engajado com na formulação de políticas próprias para o idoso, apoiou iniciativas que possibilitaram a efetivação do Estatuto do Idoso (2003). Na época participavam do Grupo de Caminhada e Relaxamento do Parque Ecológico do Tietê mais de cem idosos. A partir desse momento efetivou-se no município de São Paulo recursos para implantação de projetos sociais de atenção ao idoso favorecidos com atividades específicas além de alimentação. Observa-se nos anos seguintes a cessação de novas inscrições no grupo do Parque (os novos projetos sociais estão mais bem situados na malha urbana).

Prosseguimos, atualmente, com as atividades do Grupo absolutamente fieis ao idoso que está envelhecendo conosco e comprometidos com a responsabilidade de termos incluído este parque na sua vida. Participam atualmente aproximadamente 50 idosos- alguns chegando aos 89 anos – mas, somos sensíveis e cientes à dificuldade na manutenção do nível de freqüência.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: