O Responsável pelas Informações Gerenciais dos Servidores e Folha de Pagamento do DAEE: Edson Baptista da Silva

12/11/2012 às 14:05 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

No dia 08/11, coincidentemente no dia do seu aniversario, entrevistamos o servidor Edson Baptista da Silvia, 53 anos dos quais 34 passados no DAEE.

Admitido em 14/2/78, ele diz que foi influenciado pelo pai, também servidor púbico estadual, que atuava junto a Secretaria de Obras (denominação da época). Seu pai, um servidor dedicado e que gostava muito do que fazia, soube de um concurso interno que seria realizado no DAEE, e avisou o filho, na época com 17 anos.

Como via no serviço púbico, uma boa possibilidade de fazer carreira assim como o pai, participou do processo seletivo e já pontuou na segunda fase e entrevista, que gostaria de atuar na área de informática.

E não deu outra, foi atuar nesta área, sob a coordenação de Ubirajara Rozeiro. Comenta que a área era atrativa, visto estar no inicio da era da informática não só aqui no DAEE, mas em geral. Esta área que hoje é à base de inúmeros trabalhos, nas indústrias, empresas, bancos, área de serviços, etc., estava nascendo, portanto apresentava grandes desafios e possibilidades de evolução.

Disse que foi ótimo começar nesta área e com estes técnicos, pois sempre teve apoio para estudar, fazer faculdade, cursos na área, se aperfeiçoar, além de conviver com grandes técnicos, Ubirajara, Aramis, e outros da área.

A área foi mudando, melhorando, crescendo, surgindo a oportunidade e convite de Natal de J. Gavioli, para que ele viesse compor a equipe de Recursos Humanos. Trabalharia com dados gerenciais dos servidores, que até então eram monitorados pela equipe central de informática do DAEE. Como a área de RH queria centralizar e organizar estes dados, ele veio atuar na equipe coordenada na época por Celso Aluísio Rossi.

Era mais ou menos 1988, e o gestor do RH era João Roberto, um dos diretores que começava a modernizar a área, com a melhoria e apoio para área que cuidaria dos dados gerenciais, introdução de computadores para os servidores, efetivação de programas sociais, criação do ambulatório médico, etc.

Á área de informática do RH era formada por mais ou menos umas 20 pessoas, citando além de Celso Rossi, Pedro de Jesus Monteiro,
Ivani Querubina, João Romão que viria a ser o responsável pela Seção de Pessoal posteriormente, Maria Bezerra dos Santos, João Berbel, Neuradir etc.

O quadro do DAEE na época era de mais ou menos 4000 servidores.

Hoje com o quadro de mais ou menos 1300 servidores, a equipe de Informações Gerenciais de Recursos Humanos (RHIP) e Folha de Pagamento (RHPP) soma 11 pessoas. Do RHIP são 04 pessoas e da Folha são 07. Poucas se compararmos com o quadro daquela época, mas diz que a situação é um pouco diferente, há mais tecnologia, equipamentos, programas, além de sua equipe ser altamente especializada naquilo que cada um faz. O número é reduzido, mas também as exigências são maiores.

Diz que a área cresceu se modernizou que eles tem que estarem atentos as novas tecnologias, as exigências da legislação da área, dando suporte às unidades do DAEE em geral, Capital e Interior.

Com a aposentadoria em abril da responsável pela área de Folha de Pagamento: Salete da Silva, Edson foi convidado a gerenciar e responder cumulativamente pelas duas áreas: folha de pagamento e informações gerenciais.

Hoje as duas áreas são responsáveis por inúmeros serviços, que comprometem a vida do servidor como:    manutenção/atualização na base de dados dos funcionários junto ao sistema Prodesp/Fazenda, transferir informações para Receita Federal, Previdência Social(INSS), CEF(FGTS), Secretaria de Gestão Pública, Vale Transporte, monitoramento dos Recadastramentos(Funcionários Ativos e Aposentados), etc.

Diz que procura estar sempre atualizado, atender o cliente interno do DAEE, seja ele o servidor ativo, aposentados, unidades, com a melhor qualidade possível e que sua equipe faz o mesmo.

Há muitas mudanças ainda em andamento com a área de informática, entre as quais o fato de não termos mais holerites, sendo os servidores obrigados a imprimi-lo. Diz que há algumas resistências das pessoas quanto a isto, mas que eles estão lá pra orientar e se necessário imprimir, nos casos de alguns aposentados, até que eles aprendam o processo.

Gosta de trabalhar em equipe e que foi um desafio  agregar e somar duas equipes distintas, mas que conversando tudo se resolve, pois a equipe tem maturidade para atuar desta forma e dar conta do trabalho. Agradece a diretora atual: Elizabeth Trovão que confiou no seu trabalho lhe incumbindo de “tocar” (no bom sentido) duas equipes.

Agradece sempre ter tido a oportunidade de atuar no DAEE, com pessoas que o ensinaram muito, que em alguns momentos no inicio de sua carreira, tiveram que ser severos e exigentes com ele, (diz que era muito moleque ainda) o que o fez crescer ainda mais.

Diz que atua na área que gosta, com as pessoas que respeita e admira pela dedicação e que está satisfeito com a sua trajetória profissional no DAEE.

Espera ainda ter oportunidade de ensinar os mais novos para que eles possam assumir nosso lugar mais tarde, e que na sua equipe conta com profissionais jovens: Dalton, Amanda, Joyce e que tem percebido potencial e talento nesta nova geração.

Agradece aos técnicos da sua área: Salete, Dalton, Jean, Joyce, Iwo, João Berbel, Glaucia, Eliana, Amanda, Silda, Eliel, pela dedicação e profissionalismo no  trabalho junto à folha de pagamento e informações gerenciais.

Finaliza reiterando o apoio da família: a esposa Nilda, e os filhos Fernanda de 26 anos, administradora de empresas atuando junto à  área imobiliária de um grande banco e o filho Renan de 22 anos, recém-formado em direito que já esta com seu OAB em mãos a procura de oportunidade.

Era isto que nosso servidor aniversariante, tinha a nos dizer. Parabéns desta vez pelo aniversário e também pelos anos de dedicação ao DAEE.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: