Um engenheiro que amava o DAEE: José Carlos Mattoso Segato.

29/10/2012 às 11:33 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

No dia 1º de outubro fomos todos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do Engo civil José Carlos Mattoso Segato.

IV Encontro dos Aposentados 2011

Ainda que sabendo da enfermidade que por final o vitimou, detectada há cerca de oito meses, nada indicava um desfecho como o ocorrido, pois o tratamento quimioterápico vinha sendo realizado dentro das previsões médicas.

Um dos baluartes técnicos do DAEE, formado pela Escola Politécnica da USP em 1964, ingressou como funcionário em abril/1971, aposentando-se em julho/1995. Ainda assim continuava sendo consultado regularmente, como uma espécie de consultor informal sem vencimentos, ocasiões em que se recorria à sua memória fora do comum e ao seu indiscutível conhecimento nas áreas técnicas de atuação do DAEE, particularmente na questão do controle de enchentes na Região Metropolitana de São Paulo.

Nessa área atuou desde o início da década de 1970, em importantes projetos como o de canalização do rio Tamanduateí e Ribeirão dos Meninos, barragens de cabeceira do rio Tietê, cujos reservatórios integram o Sistema Produtor Alto Tietê- SPAT, que além do abastecimento público têm no controle de enchentes uma de suas funções principais, ampliação da calha do Tietê, barragem da Penha e barragem Móvel (na confluência dos rios Tietê e Pinheiros) – vale dizer, algumas das principais obras com esse objetivo executadas na RMSP.

Com uma postura eticamente irrepreensível e avesso a formalidades e bajulações, tornou-se uma referência dentro do quadro técnico do DAEE, assim como o foram, dentre outros, os engenheiros Flávio Terra Barth e Giorgio Brighetti, estes vitimados anteriormente pela mesma enfermidade.

Um fato curioso a ser lembrado, é o convite que lhe foi feito por seu Diretor à época – período da ditadura militar -, para participar do curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, então muito procurado por motivações diversas.

Diferentemente de seus colegas de Diretoria que realizaram o curso, engº Segato com base em convicções próprias, conseguiu com certa dificuldade, esquivar-se do convite, o que o terá deixado tranquilo com sua consciência.

Nos últimos anos, após efetiva participação nas Associações de servidores e dos engenheiros do DAEE, nesta integrando o seu Conselho Deliberativo, tornou-se presidente da Associação dos Engenheiros Aposentados do DAEE (AADAEE), cargo que ocupou desde a fundação em 1998, até o seu falecimento.

O coleguismo, a firmeza de ideias e a lealdade, são outras características a serem destacadas nesse amigo que infelizmente nos deixou.

       Saudade.

Uma homenagem da Associação dos Engenheiros Aposentados do DAEE (AADAEE) e da equipe deste blog  e Recursos Humanos do DAEE que sempre contou com os préstimos deste colega para realização dos encontros anuais dos aposentados do DAEE, iniciativa que sempre contou com seu apoio incondicional.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: