Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho/2012 – Temática: “Diversidade, Direitos e Diferenças – Convivendo e Aprendendo”.

23/10/2012 às 14:08 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: , ,

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi realizada de 16 a 19/10 a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do DAEE.

Foram realizadas varias ações voltadas à melhoria da qualidade de vida, bem estar, educação e capacitação dos servidores.

No dia 16 foram realizadas atividades anti estresse com massagem, corte de cabelo, manicure, serviços de beleza.

Na abertura da SIPAT no dia 16 no período da tarde, teve a homenagem dos servidores da DHU/RHPS e CIPA ao Eng. Lereno Cardoso de Freitas, que coordenou a área de segurança do trabalho por vários anos, até seu falecimento em 11/4.

Em sequencia o Sr. Chefe de Gabinete Dr. Giuliano S. Deliberator que participou da abertura do evento,  este enfatizou a importância da SIPAT e ainda o tema de abertura: “Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais – Como Agir”, visto ser um tema novo e que visa assegurar as boas condições de convivência e clima nas organizações, além da necessidade e relevância ética e de responsabilidade social envolvidas com estas questões. Ressaltou a necessidade de respeito entre os servidores em geral, independente de qualquer situação, gênero, etc.

Na palestra sobre portadores de necessidades especiais (PNE),  realizada pela Psicóloga Lia Botta da Consultoria Affectu, onde esta discorreu sobre a importância da diversidade no mundo corporativo, além do respeito e adaptações necessárias para boa convivência no trabalho. Utilizou-se ainda de dinâmica de grupo, para que as pessoas percebessem as dificuldades sentidas pelos PNE, e as habilidades que eles desenvolvem para suprir as deficiências. A dinâmica de grupo, é uma ferramenta que  permite a otimização do aprendizado do adulto, visto aprender sentindo a situação.

No dia 17, no “Cine CIPA – Pipoca” foi utilizada o cinema como ferramenta de aprendizado e preparação para discussão sobre o tema da palestra do dia posterior: “Assedio Moral no Ambiente de Trabalho”. Os participantes assistiram ao filme: “Terra Fria”.

No Dia 18, foi ministrada pelas alunas formandas do curso de Serviço Social da FMU: Beatriz Guedes Vilas Boas Germano, Célia Emídia da Silva, Maria do Socorro Marques Balbino, Maristela Ostrowski Xavier Gonçalves, a palestra sobre o Assedio Moral no Ambiente de Trabalho. Discorrendo sobre conceitos, legislação, pesquisas, entrevistas com pessoas que sofreram assédio em seus ambientes de trabalho, destacaram também o perfil do assediado e dos assediador.  Ao final os participantes puderam fazer perguntas sobre o assunto de suma importância e tão contemporâneo.

No último dia da SIPAT e com o proposito de prestar uma homenagem ao servidor público do DAEE, foram expostas 22 fotografias enviadas pelas diversas unidades  que retratavam o cotidiano do trabalho dos servidores e que destacavam as atividades desenvolvidas pela Autarquia. Três delas foram premiadas.

A SIPAT é organizada pelos membros da CIPA em conjunto com a área de segurança do trabalho do DAEE, que é vinculada ao Serviço Técnico Social – RHPS.  Participaram da SIPAT/2012:  237 (duzentos e trinta e sete servidores)

Queremos agradecer aos parceiros que nos ajudar a realizar o evento: COOPERHIDRO/SESCOOP/SP, Silvana Cabelereiros, HEALTHWORK.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: