Projeto Cuidador do IPC – Curso: “Cuidar é essencial” de 20 e 27/10/12 – Participe

11/09/2012 às 14:14 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: , ,

O Instituto Paulista de Cancerologia – IPC é a primeira clínica de tratamento do câncer a agregar em suas  instalações uma equipe multiprofissional altamente qualificada. O objetivo desta equipe é a qualidade de vida de seus pacientes desde a prevenção do câncer, diagnóstico, tratamento, cura ou cuidados paliativos.“Tratamos também das emoções, do estigma de ser portador decâncer, da falta de informação e dos direitos do paciente. Respeitamos a individualidade do paciente e acompanhamos também sua família. Isso vai muito além do diagnóstico e do tratamento oncológico clínico e cirúrgico”.

Com toda sua experiencia com relação ao tema acima, o IPC realizará de 20 e 27/10 o curso: “Cuidar é essencial”. Trata-se de orientar pessoas que cuidam de pessoas enfermas, e prepará-las para a realização do trabalho com um pouco mais de informções, além de ser um canal de conhecimento e preparo para uma tarefa que exige muita dedicação, paciencia, amor.

Devido a isto estamos anexando abaixo o texto, que pode explicar melhor o papel do cuidador, reforçando a importancia de participar de cursos desta natureza.

A importância do cuidador no acompanhamento de pessoas que necessitam de cuidados contínuos

Com o avançar da medicina e de suas técnicas, muitas doenças passaram a ter opções de tratamento que melhoraram a sobrevida e proporcionaram melhor qualidade de vida ao paciente. Isto significa que vivemos mais e melhor independente de alguma doença crônica como o câncer e outras doenças.

Outro fator que merece destaque é que a população está envelhecendo mais. Recentemente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados do Censo 2010. Os números revelam que a população idosa representa 7,4% da população brasileira. No censo 2000, os idosos eram 5.9% e em 1991 este número não passava dos 5%. Como a população está mais velha, surgem mais doenças crônicas e a figura do cuidador ganha destaque.

O cuidador é aquela pessoa que se predispõe a acompanhar o paciente que necessita de cuidados contínuos. Existem dois tipos de cuidador: o cuidador formal – pessoa que exerce a função e tem qualificação para isso – e o cuidador informal – aquele que surge dentro da família ou da comunidade como a pessoa mais indicada e/ou disponível no momento para exercer esta função. Neste cenário, nasceu o Projeto Cuidador – iniciativa do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) e da Sainte-Marie Hospice e Cuidados Paliativos – para oferecer cursos de aprimoramento e orientação para pessoas que exercem ou desejam exercer a função e interessados no assunto.

A psicóloga Vera Anita Bifulco, coordenadora do setor de psicooncologia do IPC e organizadora do Projeto Cuidador, explica que “pacientes acompanhados por um cuidador melhor preparado e com uma atitude mais positiva frente à doença costumam exibir um curso clínico mais favorável. Assim, o papel do cuidador bem informado e orientado pode ser garantia de um melhor tratamento e um facilitador na relação médico-paciente-família.”

A Prof. Vera, é uma pessoa dedicado ao tema há longa data, e vem desempenhando também papel de coordenadora na ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer. Esteve recentemente no DAEE, para ministrar palestra no V Encontro dos Aposentados do DAEE, ocorrido em agosto.

Devido a importância da temática acima, a idoneidade dos palestrantes e coordenação, achamos por bem divulgar o curso, já que este se encontra dentro dos principios e objetivos deste blog.

As informações sobre o curso, conteúdo, custos, fones- encontram-se no cartaz acima.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: