“Somos a soma das nossas decisões”, por Cecilia de Barros Aranha.

19/04/2012 às 11:24 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

Cecília de Barros Aranha, é lotada na BMT – Bacia do Médio Tietê, cuja sede fica em Piracicaba. É Arquiteta VI, sendo admitida em 30/01/1979.

Esta arquiteta, cursou Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no Mackenzie e fez Especialização em Economia Solidária e Tecnologia Social pela UNICAMP. Portanto sua formação é muito sólida e otima para o DAEE.

Iniciou as atividades no DAEE nas obras do Parque Ecológico em Engenheiro Goulart, na zona leste da cidade de São Paulo, na função de desenhista. Com a aprovação no vestibular de arquitetura, focou nas atividades do DAEE voltadas a área de arquitetura e engenharia e com isso transferiu-se para a Diretoria de Planejamento e Controle, no Setor de Arquitetura e Comunicação Visual. Neste período trabalhou junto com os Arquitetos Ana Elena Salvi, Maria de Fátima Azevedo, Armando Fava Filho e Felipe… (não se recorda o sobrenome).

Porém com a reestruturação do DAEE, no de 1983, época em que estava finalizando o curso de Arquitetura e Urbanismo, procurava dentro das unidades do DAEE aquela que mais se aproximasse das questões voltadas ao urbanismo, valorizando os processos de produção do espaço construído e não construídos, seus agentes, aliados a questão da sustentabilidade. Nesta perspectiva as Diretorias de Bacia, recém criadas pelo DAEE, eram o foco, “a bacia hidrográfica”, mas antes disso, trabalhou um tempo da Diretoria de Planejamento de Recursos Hídricos, com Flávio Terra Barth. Recorda-se bem, que em conversa na sua sala ele me disse: –  “que eu deveria ir trabalhar no interior” e me sugeriu na Diretoria da Bacia do Médio Tietê. Então, depois de um tempo me transferi para BMT.

Lembra-se de uma reunião da prefeitura de Campinas, quando o  encontrou, o tema da reunião era o Plano de Investimentos de Recursos Hídricos para as Bacias PCJ, ele sorriu e me falou: “você veio”. Foi a ultima vez que o encontrou,  pois foi uma pessoa que a  inspirou com a sua experiência, determinação e realizações junto aos recursos hídricos

Resumindo, esta arquiteta atua hoje junto a Diretoria de Bacia do Médio Tietê, no Centro de Gerenciamento de Recursos Hídricos, coordenando a fiscalização dos usuários de recursos hídricos. Na pauta do dia-a-dia, responde com as solicitações da Promotoria Pública sobre os recursos hídricos e com o planejamento da fiscalização das águas subterrâneas nas Bacias PCJ, o que proporciona a integração com as demais unidades descentralizadas da Bacia do Médio Tietê.

Pelos Comitês PCJ, é coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças.

Atualmente mora em Campinas e trabalho em Piracicaba. Tem dois filhos, Rafael e Amanda. Rafael tem 24 anos e é Engenheiro Civil, trabalha em São Paulo, na empresa AES-Eletropaulo e Amanda cursa o ultima ano de Direito, pela FACAMP, Campinas.

Finaliza, filosofando: Às vezes, olhando por todos os lugares em que passei pelo DAEE, paro, penso e descubro quantas batalhas já foram vencidas e agradeço por ter participado delas, afinal nos somos a “a soma de nossas decisões”.

Parabéns a esta nossa arquiteta, com atuação e foco em questões tão pertinentes e atuais como os recursos hidricos e a sustentabilidade – este último tema super atual no DNA de toda grande empresa seja ela pública ou privada.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: