Elisabete Ap. Felicio Moreira – Assistente Social e Gestora de RH na Bacia do Pardo Grande – Ribeirão Preto.

26/03/2012 às 18:48 | Publicado em Sem categoria | 3 Comentários
Tags: , ,

Elisabete Ap. de Felicio Moreira, 54 anos, casada, formada em Serviço Social, nasceu na cidade de São José do Rio Preto.

Nossa Bete, como também é chamada, mudou-se para Ribeirão Preto, onde foi morar com a família de sua irmã, com o objetivo de cursar Universidade, vindo a graduar-se em Serviço Social.

Através de processo seletivo, foi admitida no DAEE – Ribeirão Preto em 09/01/1978, onde iniciou sua carreira profissional na função de Escriturária, trabalhando na área de Administração de Pessoal, desenvolvendo todas as tarefas do setor, tendo como chefias imediatas o ex-servidores Jorge Luiz Pinheiro Lima Machado e Dálbio Izar Neves, ambos falecidos. Naquela época, a Regional de Ribeirão Preto, contava em torno de 120 funcionários. As atribuições da seção eram: controle e execução de diárias, quilometragem, informações, declarações, freqüência, férias, justificativas de faltas, conferência do relógio de ponto, etc, e acreditem, naquela época existia relógio de ponto, e todos os funcionários eram obrigados a bater o ponto às 8h, às 11h30, às 12h30 e às 17h, e ai de quem chegasse cinco minutos atrasados, havia de compensar no final do dia, ou o desconto de 1/3 do dia.

Naquela época não existiam computadores, os documentos eram todos datilografados em várias cópias, usava-se papel carbono e os erros eram corrigidos através do uso de lápis borracha.

Nesse período trabalhando na Seção Pessoal e cursando Serviço Social já começava a fazer atendimentos aos funcionários e família, principalmente quando havia casos de acidentes do trabalho, regularização de documentos junto a previdência social, alcoolismo, encaminhamentos a convênios médicos, etc, e sempre procurando  fazer da melhor maneira possível e de boa vontade, mesmo porque sempre gostou da área de humanas e sentia-se realizada em obter resultados.

Em meados de 1982, já formada em Serviço Social e com a descentralização do DAEE, através da criação das Bacias Hidrográficas (gestão Dr. Casadei) foi transferida para a área de Promoção Social da BPG, tendo como orientadora principal a servidora Joana Neide Ferreira Leite que era a responsável pelo Serviço Social no DAEE-Capital. Aliás, uma pessoa que muito contribuiu no desenvolvimento de seu trabalho como Assistente Social.

Passou então a fazer os atendimentos aos servidores com problemas de: familiar/saúde, familiar/acidentes do trabalho, jurídicos, encaminhamento a órgãos previdenciários e assistenciais, a comunidades, elaboração de programas nas áreas de saúde, recreação, familiar/financeiro e planejamento de palestras educativas. Realizava visitas domiciliares e hospitalares, entrevistas, viagem a cidades próximas para atendimento de casos.

Todos os meses viajava a São Paulo, a fim de apresentar a diretora de Promoção Social, relatório das atividades realizadas, como fichas estatísticas e resumo dos casos atendidos na Regional.

Em 1984 também com a descentralização através de Bacias Hidrográficas criou-se o Conselho de Representantes de Funcionários, o qual também participou como Representante dos funcionários de Ribeirão Preto. Conselho este que proporcionou muitas conquistas aos servidores do DAEE.

Em 1996, além das atividades do Serviço Social, assumiu também as tarefas da área de Recursos Humanos.

Com o passar do tempo houve a redução do número de funcionários, uma vez que muitos se aposentaram, faleceram e ainda sem a contratação de novos funcionários por longo período a área de atuação do Serviço Social diminuiu muito.

Em 2006 ficou responsável somente pelo RH, desempenhando atividades que compreendem: elaboração de freqüência, escala de férias, arquivos de documentos dos funcionários, controle do registro de ponto, justificativas de faltas,  requerimento solicitando licença prêmio, informações gerais, controle de estagiários da BPG, documentos relacionados a contratação de funcionários, controle do vale transporte e vale alimentação, enfim tudo relacionado a vida funcional dos servidores da sede. A BPG – Bacia doPardo Grande está sob o comando do Eng. Carlos Eduardo N. Alencastre – Diretor da Unidade, um excelente profissional.

Em 2006, com o Concurso Público e ultimamente com a possibilidade de contratações de funcionários, houve uma grande injeção de ânimo para as atividades do DAEE, com a entrada de servidores da geração x e y, há uma uma troca de experiencias e aprendizado, saudavel para o trabalho da sede.

O RH de uma maneira geral vem demonstrando mudanças, o clima organizacional, as relações de trabalho entre capital e interior melhorou muito, o investimento em cursos de capacitação profissional, eventos, palestras, dando possibilidade aos servidores a informação que é a ferramenta para o conhecimento e desenvolvimento.

Finalizando… É casada há 25 anos com Claudio Henrique B. Moreira, que também trabalha no DAEE, tem um casal de filhos, Ricardo com 22 anos cursando faculdade de Engenharia em São Carlos e Marcela com 21 anos cursando também Engenharia em Presidente Prudente.

Enfim, equilibra suas responsabilidades no trabalho com a importância do seu bem estar pessoal, passa seu tempo livre com a família, amigos, gosta de pintar, fazer artesanato e ginástica.

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Nossa Beth que história linda, parabéns! Você é realmente muito especial. Bjks.
    Angelita

    • Angelita querida!!! vc é muito gentil, obrigada pelo carinho!!!! Bjss

  2. Que historia linda!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: