Uma servidora prestes a se aposentar, mas ainda com muita energia e disposição: Salete da Silva.

09/03/2012 às 19:26 | Publicado em Sem categoria | 4 Comentários
Tags: ,

Salete da Silva, 52 anos, responsável pela Folha de Pagamento do DAEE, também é outra aquisição “das boas” de um órgão extinto do Governo. Veio da DOP – Departamento de Obras Públicas.

Seu primeiro emprego, num Pronto Socorro Infantil na área de Recepção, ficou por lá por 05 anos até o Hospital fechar.

Após prestar concurso público, foi admitida como servidora efetiva na DOP em 08/4/86.

Foi incentivada pelo pai, também servidor daquele órgão, que a avisou do concurso: Sr. Benedito Bernardes da Silva. Pelo que se lembra, foi um dos últimos concursos públicos no Estado que foram admitidos EFP – Servidores regidos pelo Estatuto dos Servidores Públicos.

Aguardou por um bom tempo, para ser chamada para trabalhar, logo que entrou o pai se aposentou.

Iniciou suas atividades na DOP na folha de pagamento. Havia 01 Diretor e mais 03 servidores. Como era uma Secretaria pequena havia mais ou menos 200 CLT e 300 EFP, trabalhavam em uma sala pequena, onde ela aprendeu a fazer de tudo nesta área.

Lembra-se que Eliana Moleiro Aragão, hoje também no DAEE, oriunda da DOP, atuava com a parte de pessoal (frequência) e ela Salete, ficava com a parte da Folha de Pagamento: INSS, suplementares, cálculos, lançamentos, etc.

Com a extinção da DOP, fez sua primeira opção ir para Secretaria de Ciência e Tecnologia, pois conhecia alguém de lá. Porém como a extinção do órgão e comissionamento dos servidores foi se arrastando e demorou mais do que eles esperavam, quando isto ocorreu seu conhecido já não estava mais nesta Secretaria.

Do final da DOP lembra-se da violência com que foram tratados, sem aviso ou tratamento de preparação para esta mudança; o pessoal novo que viria assumir o órgão chegavam às salas e jogava todo o material (documentação, processos, etc.) que estava sobre a mesa deles no chão, sem aviso ou respeito algum.

Ainda bem que das reuniões na Secretaria da Fazenda, conhecia o Natal Gavioli da Folha de Pagamento do DAEE, veio então conversar com ele se poderia vir pro DAEE. Como ele já não estava nesta área a apresentou a Luiza Pereira Neves – Responsável pela Área. Esta a aceitou prontamente.

Ela e Eliana foram bem recebidas acolhidas pela Luiza e pelo DAEE em geral. Quando fizeram a entrevista com Mauro do Treinamento, já estavam indicadas para atuar junto a Folha de Pagamento.  

Da DOP veio também o João Romão que viria a ser o Resp. pela Seção de Pessoal do DAEE.

Atuou com Luiza, muito competente de 1992 até 1995, quando esta foi aposentada.  Luiza a apoiou sempre no seu trabalho, demonstrando confiança no que ela fazia. Apesar do seu jeito “serião” de trabalhar Luiza foi uma pessoa importante na sua formação.

Comenta das reuniões que participou juntamente com a Luiza na Secretaria da Fazenda, para implantarem a unificação dos códigos e cargos. Luiza teve que brigar e discutir muito, assegurando os direitos dos celetistas.

Em 1995 quem passou a assumir a Folha de Pagamento foi Gazwan Chabbouh – outra grande figura aqui do DAEE.  Ele já conhecia todo o serviço, as pessoas, e tinha um jeito especial de lidar com as pessoas e chefia, algo que Salete diz que não conseguiu aprender tanto como gostaria com ele.

Sempre receptivo com os servidores ativos e principalmente os inativos, era uma pessoa afável e preocupado com todos e agradável de trabalhar, além de bastante entrosado com os gestores e Diretores do DAEE em geral.

Com a saída do Chabbouh em 2009, assumiu a Folha de Pagamento, e conta com a seguinte equipe: Eliana, Glaucia, Silda, Eliel, Amanda, e também o Iwo que colabora com a folha desde 1997.

Diz que uma das coisas mais difíceis do oficio é quando por algum problema ou falha algum servidor fica prejudicado de alguma maneira. Eles corrigem para o mês seguinte, mas ouvem a seguinte frase: “isto só acontece comigo”. Ela fica muito chateada, pois gostaria que isto jamais acontecesse, mas ocorrem então o jeito é enfrentar e procurar fazer as coisas cada vez com mais atenção e melhor.

A Folha de Pagamento do DAEE tem por atribuições fazer as seguintes atividades: lançamento de férias, adicionais, contratos de trabalhos e rescisões, informações sobre ações judiciais, cadastramento de pensões, aumentos salariais, 13. Salario, RAIS, DIRF, complementação salarial, auxilio funeral, quitações salarial de servidores falecidos, etc. Isto tudo além de prestar orientação e atendimento aos servidores que tem duvidas sobre salário etc.

Salete, apesar de estar numa área que lida muito com números, diz que tem facilidade neste campo, diz que caso pudesse ter feito uma faculdade optaria por psicologia, pois acha a profissão muito interessante.

Finaliza citanda sua filha única Juliana, hoje com 26 anos, estudante de biologia, que é a razão de sua vida, além do pai: Sr. Benedito Bernardes da Silva, hoje com 93 anos, lucido, lindo, maravilhoso, generoso com os filhos (apesar de ser aposentado sempre dá um jeito de poupar e ajudar os filhos) do qual se orgulha muito.

Pena que esta profissional da área de exatas, com sonhos para ir para área de humanas, tenha que se aposentar ainda neste semestre, pois segundo ela, não há motivos para ficar, pois como servidora efetiva está com o tempo completo para se aposentar, não ganhara nada ficando, inclusive está pagando pra trabalhar, pois não recebe benefícios como o servidor CLT (Vale transporte, etc.).

Então tá, esperamos que ela usufrua da sua segunda etapa da vida: aposentadoria, com o mesmo vigor que o da sua passagem pelo DAEE e que tenha muito sucesso.

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Salete realmente representa uma grande aquisição para o DAEE… sempre muito centrada nos trabalhos que lhe foram confiados, prestativa e atenciosa com todos que lhe procuram para alguma informação. Só temos que tecer elogios a essa pessoa especial que tão bem abraçou as indispensáveis tarefas de cálculos, sem perder a elegância no atendimento aos servidores e ex-servidores, e mesmo ao público em geral. Fará uma grande falta junto a turma do RH e ao DAEE como um todo, porém, com certeza, estaremos torcendo para que ela usufrua dos novos tempos da forma como ela é mercedora: Felicidades, Salete!

  2. Este é meu primeiro comentário neste blog, gostaria apenas de deixar registrado toda minha admiração pela Salete, uma profissional competente, com muitos conhecimentos sobre a folha de pagamentos e que sempre tratou as pessoas muito bem.

  3. Salete parabens por ser esta pessoa tão sincera e tão comprometida com o trabalho. Para mim você é um exemplo de profissional, aprendi muito com você. Sentiremos sua falta, mas tenho certeza que você sempre estara por perto, mesmo que for para tomar um cafézinho com seus amigos. Salete, desejo de coração que você possa ser muito feliz na sua nova jornada, curta muito seu Pai e sua familia pois sem eles não somos nada.

  4. Apesar do pouco tempo de convivência, considero a Salete uma das melhores pessoas que já conheci! Sua postura como chefe é bem diferente daquela que estamos acostumados a ver, juntando autoridade, calma e serenidade, numa mistura que a torna competente sem aquela “barreira”. É uma perda para nós do RHIP/RHPP não só por suas atividades administrativas, mas também pela amizade e companhia. Só tenho a desejar muita sorte e tranquilidade nessa sua nova fase de vida e precisando de um chocolatinho já sabe onde encontrar rsrs =]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: