Nosso faz tudo em manutenção e especialista em mudanças, entre outras qualidades, por José Laercio M. Zanni.

06/02/2012 às 11:09 | Publicado em Sem categoria | 3 Comentários

Entrevistamos com muito custo no final de janeiro (ele sempre alegava que estava ocupado, mas temíamos pela sua timidez em falar conosco) o servidor José Laercio Mendonça Zanni, popularmente conhecido como Zanni. Atualmente prestando serviços na Diretoria Administrativa cuida da parte de manutenção entre outros serviços, e sempre está com sua equipe fazendo uma reforma, mudança, conserto, etc.

Admitido em 08/03/1978, portanto há 33 anos, aquariano, completaria 57 anos alguns dias após nossa entrevista, ou seja, em 31/01/2012. Uma pessoa da paz e um pouco tímido como se auto define, diz que pensa em se aposentar e começar algo novo.

Quanto a sua trajetória profissional, hoje formado em Ciências Econômicas, agradece muito a algumas pessoas (entre outras) que segundo ele o ajudaram a crescer na sua carreira, ou na obtenção de promoções como Laurinda Leão Ramos, Dr. Clovis – Chefe de Gabinete da época do Dr. Ortiz e ainda Cleidiner A. Ventura quando estava à frente da Área de Recursos Humanos.

Técnico Agrimensor começou no DAEE atuando na área de Eletrificação Rural situada na Alameda Casa Branca, cujo Diretor Dr. Aldo Pedro Buono.  Trabalhava fazendo levantamento topográfico no campo e as atividades afins da área.

 Através desta área e atividade foi comissionado para atuar junto a uma Cooperativa de Eletrificação Rural em Novo Horizonte, realizando os mesmos serviços.  Lá conheceu o saudoso Dr. Salomão Nicolau Eid – (falecido em 2011) Presidente dessa Cooperativa. Conta que ele foi uma pessoa muito importante na sua vida e naquela época, pois além de poder trabalhar numa área da qual gostava, o Dr. Salomão o auxiliava e dava apoio pessoal e profissional para sua atuação. Tem saudades desta época. 

Seu trabalho consistia na execução de trabalhos topográficos, construção e ampliação da rede elétrica e ainda as viagens que fazia com o Presidente fomentando o Cooperativismo de Eletrificação Rural, movimento forte na época devido à escassez e dificuldade com as redes elétricas no interior (antes do nascimento da CESP e outras empresas geradoras de energia).   Na comunidade, onde se tornou bastante popular e de confiança, diz que até mesmo dinheiro em espécie lhe era entregue para levar ao Banco, devido ao fato deles percorrerem os locais com um jipe. Diz que as pessoas confiavam neles e eles ainda ganhavam agrados como galinha, porco, legumes e isto o deixava orgulhoso. Ficou nesse trabalho até final de 1982, não sem antes de casar com Sandra – nascida na região. Suas filhas Melissa e Larissa são de Novo Horizonte.

Retornou a São Paulo em 1983, vindo trabalhar na Alameda Casa Branca – Diretoria de Eletrificação Rural, onde o Diretor agora era Silvio Silvado Siqueira. Ficou atuando na área de projetos até 1985, passando para área administrativa – Setor de Pessoal, nesse interim se formou em Ciências Econômicas.

Depois acabou indo pra área de Patrimônio Imobiliário, com Sr. Ludovico, ótima pessoa para se trabalhar, além de Gil Rogerio Mastrofrancisco e Gil Romero.

Como esta área foi se reestruturando, sendo depois subordinada a Diretoria Administrativa, acabou ficando como responsável pelo setor de manutenção da sede do DAEE. Como existiam problemas na manutenção do prédio central, como problemas de encanamento, eletricidade, elevadores, pinturas, reformas, isto acabou na mão dele. A princípio não gostou muito não, mas com o tempo e podendo formar uma equipe com a qual pode contar sempre: Edson, Rosário, Marcos e Manganelli, passou a reestruturar a área do seu jeito.  

Esta área é responsável por adiantamento, suprimento, classificação de despesas, pedir reserva de recursos, pagamento de alguns serviços terceirizados, gerenciamento e acompanham dos serviços de manutenção e pequenas reformas no condomínio DAEE.

Os serviços do condomínio do Edifício Cidade I e II, onde está situada a sede do DAEE, é realizado por terceirizada chamada: MOA, o que é positivo, pois o DAEE hoje já não dispõe de mão de obra para certas atividades: porteiro, manutenção em todas as áreas, segurança, bombeiros, ascensoristas, etc. Quanto à área sob a responsabilidade de Zanni, ficam as pequenas reformas nas salas, pinturas, consertos, manutenção em algumas áreas, etc.

Comenta que teve duas grandes dificuldades administrativas a cumprir sob atividades na sua responsabilidade: a mudança de parte do DAEE que era na Av. Brigadeiro nº 277 para a Rua Riachuelo 115, e ainda a mudança da Rua Riachuelo para a Rua Butantã em Pinheiros.

Na primeira as coisas foram feitas todas por sua equipe, sem recurso ou mão de obra externa, o que foi bem difícil. Já na segunda e maior mudança para Rua Butantã,(2002) havia a maior dificuldade que era justamente o fato das pessoas não aceitarem e nem querer ir para aquele local. Afinal eram mais de 30 anos naquele prédio, uma história e as pessoas se apegando ao fato de que o prédio era do DAEE e ninguém poderia tirar os servidores dali. Ledo engano. Havia um acordo do Governo do Estado cedendo o prédio ao Ministério Público e a mudança era inevitável, não era o Zanni que iria mudar isto. Ele diz que por diversas vezes foi pressionado pelos servidores para que não fizesse a mudança ou a atrasasse, mas que isto não era possível mesmo, nem era o caso.

Enfim, quando as coisas começaram a entrar no eixo a área de Auditoria, aceitou e foi a primeira a fazer sua mudança para o novo endereço, as outras áreas tiveram que segui-la já que não havia outra opção. Como nesta época foi contratada uma empresa terceirizada coube à área dele somente coordenar a mudança e administrar os ânimos.

Já quando o DAEE retornou ao Centro na Rua Boa Vista, o processo de mudança foi gerenciado por outra equipe.

Zanni diz que atuar nesta área lhe da à possibilidade de conhecer várias pessoas, de não ter rotina, atuar com todas as diretorias, o que lhe faz muito bem. 

Zanni é casado com Sandra, tem (03) três filhos, Melissa com 36 anos, Larissa com 32 e Yago com 20 anos, filhos praticamente criados, e dos quais se orgulha.  Palmeirense com muito orgulho, era assíduo frequentador da Federação Paulista de Futebol, e disse que tem uma meta, ou seja um sonho de ainda ser comentarista esportivo, pois adora o tema.

Finaliza dizendo que a favor do Programa Jovem Cidadão, ou seja a renovação e novas ideias e o quadro de funcionários do DAEE, e que também se preocupa muito com o pessoal que trabalha no interior onde as dificuldades são bem maiores em questões gerais da administração, por isto ele e sua equipe se esforçam o máximo para ajudar e orientar quando solicitado.

Parabéns ao nosso servidor Palmeirense.

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Parabens Zanni por toda a sua trajetória profissional dentro do DAEE,fiquei feliz em saber que vc iniciou suas atividades na autarquia como tecnico em agrimensura, tambem sou formado nesta area mais quando atuei na area tecnica (Estaleiro – Mogi das Cruzes) trabalhei mais como desenhista, muito sucesso em vida profissional e familiar.
    Para concluir, tb sou palmenirense.
    Um fraternal abraço.

  2. Zani querido, obrigada por sua lembrança eu não lembrava mais que o havia ajudado e se ajudei, você mereceu!

    Parabéns por sua vida dedicada à nossa Autarquia.
    bjos e continue sendo essa pessoa tão especial.

  3. ZANNI, NÃO SEI SE VC SE LEMBRA DA TURMA DA FRENTE DE TRABALHO DO DAEE VILA DOS REMEDIOS EM 2001, EU TIVE VC COMO ME CHEFE, LEMBRO MUITO DE VC, TANTO EU QUANTO A TURMA DAQUELA EPOCA, VC FOI UMA GRANDE PESSOA, MEUS PARABENS POR AINRA ESTAR NESTA ATIVIDADE…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: