Um engenheiro do Vale do Ribeira, que se orgulha da sua atuação profissional, do órgão público onde trabalha e dos pais imigrantes que como muitos trabalham arduamente pelo sucesso dos filhos, por Nelson Nashiro.

26/01/2012 às 10:32 | Publicado em Sem categoria | 1 Comentário
Tags: ,

Entrevistamos Nelson Nashiro, no dia 16/1, na sua sala. Engenheiro nasceu no Vale do Ribeira, no distrito de Ana Dias, município de Itariri. Com 32 anos, foi admitido no DAEE, em 10/6/1983, no Governo Montoro, quando o Dr. Valdemar S. Casadei havia assumido a Superintendência. Novo governo, época de muitas mudanças, descentralização,… enfim, novidades para o DAEE e ao Estado em geral.

Assessorando o Engenheiro Silvio Silvado Siqueira, atuou na Sede do DAEE, Rua Riachuelo por alguns meses e logo após, foi trabalhar na Alameda Casa Branca, juntamente com a equipe dele, na Diretoria de Engenharia e Projetos. 

Naquele rico período, colaborando com o grupo instituído pelo Superintendente, ajudou na reformulação do DAEE, com estudos que culminaram na criação das Diretorias de Bacias Hidrográficas. Foram constituídas em 1984, sete novas Diretorias, das quais uma no Vale do Ribeira – BRB, na qual ele foi o primeiro Diretor daquela unidade. (o primeiro prestem atenção…)

Por ser da região adorou atuar naquele município: Registro, pois além de tudo comenta  “eta pessoal bom de trabalhar aquele do Ribeira”, “vestem a camisa mesmo”. Chegavam ao trabalho muito cedo, extremamente responsáveis com o serviço, se orgulham de dizer que são do DAEE.

Aliás, o DAEE é muito conhecido e reconhecido pelo trabalho que desenvolve no interior do Estado, e em Registro particularmente, devido ao notável trabalho por ocasião das enchentes, um dos principais problemas da região, no atendimento à população em geral, na coordenação e divulgação das informações relacionadas aos índices pluviométricos e níveis dos rios da bacia, além da responsabilidade de atuar, há muitos anos,  na coordenação regional da Defesa Civil. Tem importância também na realização de projetos e obras, e no auxílio aos municípios, com assistência técnica e cessão de máquinas. Enfim, em tudo que se relaciona a recursos hídricos, com atuação fundamental também no Comitê de Bacia. Por isso, é benquisto pela população e atua em sintonia com os órgãos públicos em geral, e isso faz com que seus servidores se sintam ainda mais gratificados em trabalhar e representá-lo perante os cidadãos naquelas cidades, e ele como Diretor naquela época obviamente também.

Naquele período morava no alojamento dentro da sede em Registro, pois foi para o interior sem a família. As duas filhas pequenas e a esposa que trabalhava no Banespa tiveram que ficar em São Paulo. O pátio da Unidade (BRB) às 6h30 já fervia de gente, conversando, brincando, chegando ao trabalho, indo tomar café, pegando os carros pra sair, enfim o pessoal já estava a todo vapor. Não dava pra dormir além daquele horário. Na época, a unidade contava com mais de 400 servidores, pois além do pessoal do DAEE, com a extinção da SUDELPA, muitos optaram pela BRB, o que foi bastante positivo, pois o Departamento absorveu um quadro que já estava habituado a trabalhar junto às Prefeituras, e foram muito bem recebidos nas Unidades de Registro, Itanhaém e Caraguatatuba.

Trabalhou em Registro desde o final de 1984 até meados de 1987, por dois anos e meio, até que por conta da família, principalmente das filhas pequenas que lhe cobravam muito, retornou a São Paulo, agora já no Governo Orestes Quércia, para atuar na Administração do Dr. Paulo Bezerril Junior, especificamente com Dr. Arnaldo Pereira da Silva – Adjunto.

Com a finalidade de melhor interagir com as Diretorias de Bacias, sediadas no interior, o Dr. Bezerril solicitou que criasse uma estrutura na Assessoria da Superintendência. Assim foi constituída a Assessoria de Bacias – SAB, sendo ele Nashiro o primeiro Assessor Técnico daquela área. Mais uma vez o primeiro em alguma área. (Parece que ele tem mania – rs).

Ao final do Governo Fleury, no 2º semestre de 1994, o Dr. Arnaldo Pereira da Silva foi nomeado Superintendente, e Nashiro assumiu a Chefia de Gabinete do DAEE.     

Em fevereiro de 1995, início de novo Governo – Governador Mario Covas – foi convidado pelo então Secretário, Dr. Hugo Marques da Rosa a ser seu Chefe de Gabinete, na Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras. Aceitou o desafio, porém, por incompatibilidade de pensamentos, (Dr. Hugo, tendo vindo da iniciativa privada, queria alguém na Chefia de Gabinete que assumisse atitudes e responsabilidades nem sempre possíveis no universo público), ele retornou logo em seguida, em maio/95, ao DAEE, para a SAB.

No final de 1996, uma surpresa, estando no DAEE atuando ainda na SAB, foi convocado para uma reunião com o Secretário Dr. Hugo,  e recebeu o convite para assumir novamente a Chefia de Gabinete da Secretaria, pois ele havia se convencido de que a forma de Nashiro trabalhar estava condizente com o cargo que ocupara. Nessas condições, aceitou o convite, pois a situação agora era outra, poderia atuar de acordo com seus princípios. Permaneceu no Gabinete da Secretaria até o final do Governo Covas e início do Governo Geraldo Alckmin.

Retornando ao DAEE em 1999, já na Rua Butantã, Pinheiros, foi nomeado pelo Superintendente, Professor José Bernardo Ortiz, como Ouvidor do DAEE – representante do cidadão usuário junto à instituição – recém-criado. Passou a ser o primeiro Ouvidor do DAEE (mais uma vez o primeiro rs).

Esse papel segundo Nashiro, ele faz também com muito gosto, buscando sempre ajudar, conciliar, responder de forma clara às demandas em geral, efetuando o encaminhamento às Unidades competentes do Departamento e também a outros Órgãos – quando o assunto não se refere ao DAEE -, procurando levar as respostas com brevidade, pois entende que é muito importante esse trabalho de interação entre e a sociedade e o Órgão que atua.

Em 2002, foi nomeado Chefe de Gabinete pelo então Superintendente Dr. Ricardo Daruiz Borsari, e esteve no cargo até março de 2011, tendo atuado nesse período, também com os Superintendentes, Dr. Ubirajara Tannuri Felix e Dr. Amauri Luiz Pastorello. Na atual gestão, aceitando o convite do Dr. Alceu Segamarchi Junior, assumiu o cargo de Assessor Técnico Chefe, a partir de julho de 2011.

Nashiro diz que o DAEE em razão das suas atribuições, como a responsabilidade pelas outorgas, pela execução do planejamento, desenvolvimento dos estudos e execução das obras de combate às enchentes, das barragens, do Água Limpa, do Parque Várzeas do Tietê, no atendimento aos municípios, atuação nos comitês de bacias hidrográficas, entre tantas outras atividades afins, vem merecendo destaque no atual Governo do Estado quanto à sua “execução” e continuidade dos seus trabalhos. E a atual administração do DAEE, com o objetivo de poder cumprir com as suas obrigações e manter a excelência do conhecimento técnico construído e conquistado por mais de 60 anos de contínua atividade, tem se empenhado para melhorar as condições gerais de trabalho no Órgão. Merece destaque a preparação para realizar o concurso público para breve e também o esforço para conseguir conquistas para os seus servidores, como a busca para encontrar caminhos para alcançar melhoria salarial e outros benefícios indiretos.

Nashiro se entusiasma quando fala do DAEE, das realizações, da história, sobre o produto do trabalho que é a água, um bem precioso, essencial à vida, sendo o século XXI, reconhecido pela ONU, como o Século da Água. Observa que o DAEE já deixou um importante legado à gestão dos recursos hídricos em nível nacional, com a determinante participação no desenvolvimento e implantação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos no Estado de São Paulo e legislação pertinente, pois serviu e tem servido de paradigma sobre o assunto em todo território nacional.

Como todos os servidores que entrevistamos, Nashiro gosta do que faz, e é muito grato ao DAEE pelo trabalho, pela realização e satisfação pessoal e profissional, aos muitos colegas e amigos, pela oportunidade do convívio, pela troca de experiências e rico aprendizado, por poder atuar em um campo tão fértil, de grande utilidade e importância para toda sociedade e ao meio ambiente, de hoje e também do futuro.

Ele é casado com Reiko há 34 anos, e tem duas filhas, Cyntia, formada em Direito, e Katia, em Relações Públicas, que é casada com Daniel. Está super feliz com a sua primeira neta, Olivia, de 03 meses. Pelo jeito é cercado de mulheres.

Finaliza mencionando os pais, que criou os quatro filhos, tendo formado todos, em boas faculdades e universidades, sustentando-os só com um pequeno sítio produzindo bananas em Ana Dias. São dois engenheiros, ele e o Gilson, que trabalha no DAEE na BRB e mora em Registro, uma administradora púbica e um arquiteto. Disse (Nashiro) que enquanto estudante pode dedicar-se tão somente aos estudos, vindo a trabalhar só na fase do estágio, quando se encontrava prestes a se formar engenheiro. Aos pais, imigrantes, tira o chapéu, pois conseguiram realizar o grande sonho, que era formar os filhos na faculdade. Disse ainda que mesmo trabalhando no DAEE como engenheiro, com situação financeira e condições mais favoráveis do que naquele época, suou muito para poder dar o mesmo tratamento às filhas e que sente orgulho e valoriza muito o feito dos pais. Agora, ele e os irmãos fazem de tudo em retribuição, assistindo-os, para que possam ter um envelhecimento tranquilo, com dignidade!

Um Bom exemplo a todos nós, ah se todos os filhos fossem assim……

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Tive a oportunidade de trabalhar com o Dr. Nelson na Alameda Casa Branca no inicio do Governo Montoro e desde aquela época é uma das poucas pessoas a quem me espelho


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: