Do Grupo Tarefa ao Recursos Humanos em Taubaté, por Maria das Dores Barretos.

29/11/2011 às 16:41 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

O Grupo Tarefa era uma área do DAEE, responsável pela execução dos serviços e obras junto as Prefeituras. Toda Diretoria tinha o seu Grupo Tarefa e o auge de atuação desta área foi nos anos 76 a 80 mais ou menos.

Maria das Dores Barretos, foi admitido em 02/1/78 para atuar justamente nesta área, onde deveria cuidar da parte administrativa, fazendo atestados do inicio e fim dos serviços junto as Prefeituras, diárias dos operadores, braçais, pessoal administrativo, enfim cuidava de um grupo de 110 servidores.

Já iniciava a Faculdade de Serviço Social, portanto começou também a atender problemas relacionados a acidentes de trabalho, previdência, alcoolismo, etc. Foi aprendendo o oficio na prática, e pessoas para atender era o que não faltava.

Quando se formou, foi portanto convidada a integrar a equipe de assistentes sociais do Recursos Humanos da Bacia do Paraíba e Litoral Norte, passando a atuar com as demais assistentes sociais: Gilda, Irma, Maria Amélia. 

O Serviço Social na unidade, como em todo DAEE, nesta época efetuava atendimento de cunho bio-psico-social, ou seja atendia os servidores em seus problemas de saúde, sociais, familiares, jurídicos, de encaminhamentos a órgãos públicos, da comunidade, conveniados, e em alguns casos caos efetuando programas de prevenção como alcoolismo, acidentes de trabalho, educativos, etc.  

Realizava visitas domiciliares, hospitalares, entrevistas, acompanhamentos, quando necessário, e no caso das unidades do Interior, há ainda a necessidade de virem muito a São Paulo em busca de assistência médica especializada, já que nem sempre conseguem obtê-las na cidade. Interagem com a equipe de RH e Serviço Social da Capital buscando realizar um trabalho integrado e voltado a não só atender os servidores, mas também melhorar a qualidade de vida e trabalho dos servidores.

Concomitante a sua atividade, com a aposentadoria das demais assistentes sociais, passou a assumir o papel sozinha nesta área e ainda a representar também a Cooperativa de Crédito (COOPERHIDRO) na unidade, uma vez que muitos benefícios são obtidos através desta entidade, e o crédito a juros menores que o mercado uma facilidade para os servidores.

 Através da sua representatividade, inclusive participou de inúmeros treinamentos na área de gestão de pessoas, motivação, e tem se esforçado sempre para além de ser uma profissional melhor, trazer estes cursos a unidade, também visando o aprimoramento da equipe da BPB. Percebe a importância desta capacitação e principalmente da integração e melhoria no clima organizacional que estes cursos proporcionam. 

Atuou sempre ligada á área de Recursos Humanos, por um período sob a coordenação de João Luiz Ferreira do Vale,com o qual aprendeu muito.

Comenta que em 2005 chegou a pedir a sua aposentadoria, mas que quando esta saiu, optou por não concretizá-la, pois perderia muito em termos financeiros.  Neste ínterim, chegou a se afastar do oficio de representante da COOPERHIDRO, mas atualmente auxilia a entidade como pode. Voltou e se reintegrou totalmente ao DAEE, RH e COOPERHIDRO.

Dorinha como é conhecida, gosta muito do seu oficio, diz que como em toda unidade, há problemas para se resolver, mas como toda mulher batalhadora, está sempre pronta pra luta diária e pra enfrentar novos desafios, enfim se não fosse assim não teria optado por uma profissão no qual os problemas são uma constante.

Dorinha é casada, tem duas filhas: Ana Rafaella de 25 anos e Ana Beatriz de 16.

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: