Parque Várzeas do Tietê – O maior Parque Linear do Mundo.

03/11/2011 às 19:14 | Publicado em Sem categoria | 8 Comentários
Tags:

http://www.youtube.com/watch?v=AwThBYCUR-Q

O governo de São Paulo lançou em junho de 2010 o Parque Várzeas do Tietê, o maior parque linear do mundo, com 75 quilômetros de extensão e área de 107 km². O parque está sendo implantado por intermédio de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e DAEE, com as prefeituras de São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

O Governo do Estado e as prefeituras atuarão em conjunto nas ações de preservação e manutenção da várzea, incluindo fiscalização e demais medidas para evitar novas ocupações irregulares, além da preparação de estudos e documentos necessários à obtenção de recursos para as obras. Outra medida muito importante para a implementação do parque é a remoção das famílias que ocupam as APAs (Áreas de Preservação Ambiental), a cargo dos órgãos habitacionais do Estado e da Prefeitura, proporcionando mais qualidade de vida à todos.

Recuperar e preservar o Meio Ambiente

É importante o trabalho do DAEE, pois o Parque Várzeas do Tietê vai recuperar as margens do rio, inclusive com plantio imediato de 63.000 novas arvores, como compensação pelas que foram retiradas nas obras de ampliação da Marginal Tietê. A ocupação das margens vai ser reordenada para cuidar das águas, despoluir córregos e restaurar o meio ambiente, além, é claro, de proporcionar melhores condições de vida para os moradores. As melhorias urbanas vão permitir a redução de perdas de água em 3.800.000² por ano. A vida de todos vai melhorar, já que o parque também vai ajudar no controle das enchentes da Marginal.

As Várzeas do Rio Tietê

Várzeas são áreas de terrenos planos que margeiam um rio e que, na época das cheias, ficam alagadas. No final das enchentes, o nível das águas abaixa, as águas voltam para o leito original do rio e a várzea fica seca. As várzeas são fundamentais para preservar o ecossistema do rio.

Lazer, cultura, turismo e esporte para quem precisa.

As pessoas vão aproveitar este grande centro de lazer, cultura, turismo e esporte. A começar pela ciclovia, que percorre toda a extensão do parque. Pode ir se preparando para pedalar 230 quilômetros, entre ida e volta. Mas para quem profere um passeio de carro, também vai ser construída a Via Parque, que percorre todo o trajeto interno ligando São Paulo a Salesópolis. O parque vai contar com 33 núcleos dotados de equipamentos, para desenvolver diversas atividades, além dos pólos turísticos estrategicamente localizados, que vão atrair visitantes nacionais e internacionais.

Geração de oportunidades

O Parque Várzeas do Tietê vai gerar oportunidades de desenvolvimento econômico e social para todas as cidades da região. O grande fluxo de pessoas vai atrair novos negócios e melhorias para todos.

Só um grande estado para fazer uma obra tão grandiosa.

O Governo de São Paulo vai investir 1,7 bilhão de reais na implantação do Parque Várzeas do Tietê. Além dos milhares de empregos diretos e indiretos gerados, o parque vai beneficiar diretamente três milhões de pessoas, com saúde, saneamento e mais qualidade de vida.

Principais pontos do Parque Várzeas do Tietê:

Implantação do maior parque linear do mundo, com 75 km e 107 Km² de área;

 33 Núcleos de lazer, cultura e esporte;

 77 campos de futebol;

 129 quadras poliesportivas;

 7 polos de turismo;

 Ciclovia com 230 quilômetros de extensão;

 Recomposição de mata ciliar equivalente a 380 campos de futebol;

 Construção de 230 km de Via Parque, para acesso de carro a todos os núcleos;

 Passeios arborizados;

 Controle de enchentes, que vai beneficiar toda população ao longo das marginais do rio Tietê;

 Reordenação da ocupação das margens;

 Recuperação e preservação do meio ambiente;

 Despoluição de córregos;

 Redução de 3.800.000m³ em perdas de água;

 Manutenção e preservação das Várzeas do Tietê;

 Três milhões de pessoas diretamente beneficiadas

 Maiores informações sobre o Projeto sob a responsabilidade do DAEE ver site: www.daee.sp.gov.br

Anúncios

8 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. ola bom dia meu nome é fatima.
    passou um pessoal aonde eu moro colocando um selo da varzeas co um numero,marcando as casas que foram visitada,e ficaram de voltar para da uma resposta de como vai ser esse extorno se vao dar em dinheiro se vao da apartamento ou casa.e deixaram bem claro que as casas vao sair mas nao sabem quando.poerem nao podemos colacar mas nem um bloco nas casa ,ou seja nao fazer nem uma reforma ou contruçao.gostaria de perguntar:quando vcs vao dar uma resposta concreta para nos.preciso mexer na minha casa e que vcs decidam logo moro em guarulhos bairro dos pimentas na rua edipo,vila laurita.por favor me ajudem com essa duvida cruel…aguardo contato

    • Ola Laurida estarei enviando sua mensagem a nossa área de ouvidoria, já que este tipo de informação nos nos compete. Aguarde algum retorno deles, por favor.

      • ola ,boa tarde. como faço pra ver suas resposta na ouvidoria,caso prefira pode me responder nesse email: fabianavs1@hotmail.com ,gente aguardo uma resposta concreta tenho urgencia em mexer na minha casa pelo o amor de deus… ah esqueci de dizer q na area q eu moro foi dado um titulo de uso campeao pelo o eloi pieta com 90 anos pra morar rs me responda rapido por genteleza

      • Estou repassando seu e-mail pra ouvidoria do DAEE – nnashiro@sp.gov.br.

  2. Boa noite, gostaria de deixar bem claro que sou morador de mogi das cruzes a mais de 25 anos e nunca jamais vi nenhuma iniciativa dos governos em preservar as margens do tão famoso rio Tietê que passa nesta região, mto pelo contrário mesmo depois do anúncio do tal Pque da Várzea do Tietê, continuamos a conviver com lixo, aterros clandestinos, pesca predatória, lançamento de mais condomínios as margens do rio e cada vez, mais e mais construções as margens desse “importante curso dágua , em cujas Várzeas e remanescentes de vegetação , escondem-se os últimos descendentes de espécies ameaças de extinção, não tendo nem ao menos das prefeituras quaisquer apoio seja por incentivos fiscais e normatização ou zoneamento que impeça desses últimos remanescentes virarem um lixão ou coisa pior até a chegada do tal PQue das Várzeas, pois se é que vai mesmo mudar algo, se demorar mto , aí é que não se reverte mais a situação. Assim sendo, gostaria de expressar mto pesar , por darem uma notícia que mto pouco tem haver com oque ocorre realmente nessas áreas aqui da região. O turismo que existe hoje é tosco, só serve mais pra degradar ainda mais e nada tem de fiscalização , mto poucos pontos de apoio , o resto são iniciativas particulares que nem ao menos tem incentivos fiscais das prefeituras ou do governo Estadual é bem diferente doque falam na propaganda, assim sendo, espero que melhore essa droga !

    • O Blog de memoria do DAEE tem por objetivo retratar as histórias de vida trabalho dos servidores da Autarquia, assim como divulgar as ações desenvolvidas pelo órgão a serviço do Governo do Estado de S.Paulo e suas politicas públicas. Sugeriria a voce que encaminhe este mesmo e-mail pra ouvidoria do Governo cujo site é http://www.sp.gov.br.

  3. Sou morador de S.Miguel Pta,gostaria de saber onde será implatado o nucleo São Miguel. Quando terá continuidade a construção do pque na nossa região?

    • ESTOU REPASSANDO SEU PEDIDO PRA NOSSA OUVIDORIA, ASSIM ELES REPASSAM AOS TÉCNICOS DO PVT – PARQUE VARZEA DO TIETE PARA LHE RESPONDEREM.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: