Da engenharia para o Direito, um imigrante que veio pra ficar: João Francisco Romero

26/10/2011 às 20:04 | Publicado em Sem categoria | 1 Comentário
Tags: ,

De descendência espanhola, é muitíssimo conhecido como Kiko, e conta que herdou esse apelido de seu Avô. Nascido em 04/10/1952, é Engenheiro Civil de formação e também Advogado. Casado há trinta anos, possui duas filhas: uma com 28 anos, advogada, casada, e a outra, com 21 anos, ainda solteira. Kiko cita que sua vida profissional foi construída no DAEE e que os 35 (trinta e cinco) anos e seis meses de serviço para esta Autarquia só vieram enobrecer a sua experiência profissional, engrandecendo a sua satisfação, realização pessoal, o convívio com colegas que vieram se tornar grandes amigos, já que o tempo que se dedicou aqui é superior ao de sua vida lá fora.  

 Como estagiário de Engenharia Civil, prestou serviços no DAEE, junto a sede de Taubaté, da Diretoria da Bacia do Paraíba e Litoral Norte, no período de Fevereiro de 1974 à dezembro de 1975. Foi admitido como Engenheiro, no DAEE, a partir de 23/02/1976, atuando em Taubaté, Unidade na qual permanece até a presente. Atuou no Grupo Tarefa, no período de 1976 até 1988, especificamente na área de atendimento aos municípios e na área de projetos. Os trabalhos que desenvolveu nessa época consistiram em realizar vistorias técnicas nos diversos locais/municípios, elaborar projetos de canalização, dragagem, desassoreamento, barragem, enfim, e o que fosse preciso de intervenção de Recursos Hídricos, executando os serviços e obras utilizando máquinas próprias do DAEE.

 No período de 1988 até 1995, foi designado Diretor da BPB, passando a coordenar todos o os trabalhos da Bacia. Paralelamente a essa atividade, durante o período de 1994 à 1995, atuou como 1º Secretário Executivo do Comitê da Bacia do Paraíba e Litoral Sul. 

No período de 1996 à 2000, subordinado ao Diretor Eng. Michel, atuou como Assistente Técnico da Bacia, respondeu pela execução dos empreendimentos do DAEE: obras realizadas, liberação de recursos, análises e pareceres; cumulativamente, nesse período também atuou como Agente Técnico do  FEHIDRO (Fundo de Financiamento de Serviços e Empreendimentos ligados aos Recursos Hídricos).

 Afora às atividades do DAEE, também foi conselheiro do CREA por cinco anos, também Presidente da Associação dos Engenheiros em Taubaté por dois anos, e Vice-Presidente da Delegacia Sindical dos Engenheiros em Taubaté, também por dois anos, e Juiz Classista Temporário da 2ª Junta de Conciliação de Julgamento  Justiça do Trabalho em Taubaté durante três anos, representando os empregados pelo Sindicato dos Engenheiros.

 Kiko ressalta que os serviços e obras de atendimento aos municípios sempre contaram com sua dedicação, de modo que pôde ter participação relevante nesses trabalhos que visavam beneficiar a população.

 Exercendo diversos cargos no DAEE muito influenciou sua evolução profissional,até atingir o nível Diretoria. Em contrapartida, orgulha-se de nunca ter dado tratamento diferenciado aos colegas, desde o administrativo mais humilde até o mais graduado, de modo que fez muitos amigos. Por isso, orgulha-se de tudo o que conquistou trabalhando no DAEE, sua vida foi montada sobre o que teve nesta Autarquia.

 Nascido, criado, tendo estudado também em Taubaté, casou-se também aqui. De família natural da Itália por parte do avô materno e os avós paternos, espanhóis, Kiko tem raízes na cidade de Taubaté, participando sempre de atividades ligadas aos imigrantes vindos destes países.

 Dos grandes nomes que teve a oportunidade de convívio próximo, cabendo-lhe admiração, cita os seguintes, não desmerecendo nenhum outro colega: Fernando Queiroz, Paulo Pinto Ferreira e o Eng. Dr. Vilela – Geraldo Vilela Severo, este último, destaca a nobreza de seu caráter, a sua integridade.

 

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Ah… João Romero, jamais vou esquecer da minha memória, um grande profissional e um “Ser Humano”, tão lindo como VC…, com certeza VC
    faz da minha história de vida….
    Tenho muito que agradecer, VALE A PENA VIVER e encontrar na caminhada “Ser Humano” e grande profissional como VC…
    Saudades….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: