Começando sua vida profissional pelas obras do Tamanduateí, indo para áreas como Meio Ambiente, Outorga, Comitês de Bacia no Vale do Paraíba: Engª Roselânia Soares dos Santos.

05/10/2011 às 20:39 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

Roselânia, engenheira concursada, foi admitida no DAEE em 22/1/79, aos seus 25 anos. Formada na Faculdade de Engenharia de Taubaté, já tinha experiência com a área de engenharia antes de vir para o DAEE, pois  havia trabalhado numa empresa terceirizada que prestava serviços a Petrobrás.

Perguntei por que a opção por engenharia? Ao que ela responde que sempre gostou e teve afinidade com a área, afinal seu pai atuava na área de engenharia e dos 6 (seis) irmãos, 04 (quatro) são engenheiros, sós dois ficaram fora da área: uma jornalista e um pedagogo. 

Seu inicio no DAEE, ocorreu na Diretoria de Engenharia e Obras (DEO) em São Paulo, com o Diretor Dr. Amaragy e seu Chefe Eng. José Wagner Cesquini, seu superior direto na obra de canalização do rio Tamanduateí, obra onde atuou até 1993, portanto por 14 anos.  

No Tamanduateí – especificamente nas obras de canalização do rio, ela fazia parte do grupo que era responsável pela fiscalização do projeto, já que as obras eram realizadas por uma empreiteira. 

Quando em 1995 iniciou-se o Projeto Tietê, cujo objetivo era a despoluição do rio, projeto este em parceria DAEE/SABESP/CETESB e outros parceiros inclusive o Governo Japonês, foi convidada a formar equipe com o Engenheiro Marco Palermo e Miguel Falcci. Começou ai sua atuação e interesse por ações ligadas ao meio ambiente.

Em 1996, quando a Diretoria de Engenharia e Obras com o Eng. Miguel Falcci, começou implantar a área que cuidaria do licenciamento ambiental das obras do DAEE, especialmente da Calha do Cabuçu de Cima, ela ficou responsável por estes estudos. Esta era uma área incipiente,não havia nada estruturado ainda, ela teve que correr atrás, buscar informações, estudar muito, participar de audiências públicas, ir a Secretaria do Meio Ambiente, enfim começar a montar a área que viria a ser hoje a área na qual trabalha o Eng. Micali (já citado neste blog) e uma equipe de profissionais. Esta área se preocupa com o impacto das obras do DAEE no meio ambiente e na vida das pessoas. Foi um período de aprendizado rico e do qual gostou muito.  A equipe naquela época era formada pelos seguintes profissionais: Eng. Gilberto Bartolomei, Cid Augusto, Franklin Nepomuceno.

No ano de 2000, por motivos familiares, queria ficar mais próxima as filhas, veio atuar na Unidade de Taubaté. A principio o Eng. Michel o Diretor lhe pediu para que atuasse junto ao Comitê de Bacia na área de licenciamento ambiental. Depois atuou com outorga,onde o responsável pela área era o engenheiro Nazareno Mostarda Neto, hoje o diretor da Bacia.

Hoje está como coordenadora do Comitê de Bacias do Rio Paraíba do Sul. O comitê é responsável pelo plano de bacias hidrográficas da região, pelos projetos, pelas verbas do FEHIDRO, que são destinadas a projetos da Prefeitura, ONGs, etc., além da cobrança da água (outorga).

Roselânia, é uma profissional com vasta experiência em quase todas as áreas do DAEE: obras, meio ambiente, outorga, comitês, e é uma profissional super capacitada, se sentindo satisfeita com suas realizações e trabalho.

Perguntei se sentiu em algum momento algum tipo de preconceito nesta área onde atua por ser mulher, o que ela respondeu que não, nunca. Faz o que tem que ser feito, e nada nunca a deteve, nenhum tipo de preconceito. Algumas pessoas podem reclamar das condições de trabalho do Estado, não ela, que por onde passou, sempre trabalhou muito e sempre fez o que tinha que ser feito, aprendendo, batalhando, se desenvolvendo, acrescentando ao local onde está.

Mesmo sendo profissional e mãe, sempre soube conciliar as duas coisas. Hoje suas duas filhas são suas riquezas e sua netinha Maria Julia de 07 anos também. Procuram estar sempre juntas por isto à opção de residir em Taubaté.

Diz que nestes anos todos de trabalho, fez boas amizades por onde passou, que procura não levar problemas do trabalho pra casa e vice versa, e que está satisfeita com o que conquistou até agora.

 Parabéns e Sucesso sempre a nossa Roselânia.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: