Ouvindo sempre o cliente, a profissão de telefonista no DAEE por, Maria Creuza Santos da Silva.

25/03/2011 às 13:09 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

Creuza

 

Maria Creuza Santos da Silva, 55 anos, há 33 anos prestando serviços no DAEE, iniciou seu trabalho na copa na Rua Brigadeiro Luiz Antônio, onde cozinhava para os servidores, a princípio 20, com o passar do tempo atingindo 100 pessoas. Sua companheira de cozinha era a Iracema, que também a ajudava na lida com a comida dos servidores.

 Depois foi transferida para a copa geral do DAEE, situada na Rua Riachuelo, onde era responsável por fazer o café de todos os servidores do prédio, naquela época onde não havia máquinas de café como hoje.  Disse que faziam café  duas vezes por dia, na parte da manhã e após o almoço. Quando os servidores chegavam para trabalho logo cedo, pegavam suas garrafas, levavam à copa, elas lavavam e colocavam aquele café fresquinho e cheiroso.

Diz que trabalhavam com bules enormes e coadores de pano, da época lembra se do peso dos bules e da enorme quantidade de garrafas que lhe davam muita dor nas costas, além de cuidarem do marmiteiro onde os servidores esquentavam suas refeições. Tudo muito limpo e organizado.

A equipe da copa era formada por ela, Irene e Neusa, mas diz que ficava maior parte do tempo sozinha, pois as demais logo se aposentaram. Diz que além do serviço, tinha que auxiliar na copa da superintendência quando necessário e algumas vezes substituir a servidora da Superintendência  em casos de férias ou ausências. 

Quando o DAEE mudou para Rua Butantã em Pinheiros, ela continuou na copa realizando os mesmos serviços.  Como não tinha ninguém pra ajudá-la contava com o apoio dos colegas mesmo, que se predispunham auxiliá-la para adiantar o serviço. Algumas servidoras do DAEE neste sentido cooperavam e não se intimidavam com esta tarefa, afinal todos seriam beneficiados e Creuza estava muito sobrecarregada.

Já com a mudança para a Rua Boa Vista, Centro, em 2003 mais ou menos, lembra-se que não havendo mais copa e com a aquisição destas máquinas de café, seus serviços ficaram pra trás, pois já não eram necessários. Apesar da diferença imensa de sabor dos cafés feitos pela Cleuza com coador de pano e tudo mais e as maquinas atuais, encher garrafas de café ficou no passado.

Atou neste interim na Diretoria de Administração e Sistemas com Nelson Garbelotto, auxiliando nas atividades administrativas, porém em 2005 mais ou menos, foi convidada a atuar como telefonistas, já que muitas da equipe de telefonistas estavam aposentando.

O oficio lhe foi passado pelas telefonistas que já estavam na área: Dalva, Isabel, Alcina, e é  bem tranquilo e gostoso de ser realizado. O ambiente é calmo, com equipamento novo, onde os servidores têm seus próprios ramais nos quais as pessoas podem ligar direto, desafogando o PABX. As ligações que caem no PABX, à maioria já liga sabendo os nomes e áreas para onde querem ser encaminhadas.

O oficio de telefonista consiste em efetuar telefonemas, atender telefone e transferir chamadas telefônicas. Antigamente os equipamentos eram enormes conforme foto que colocamos acima, mas hoje a situação é bem diferente.

No DAEE, diz que a maioria das ligações ou tem endereço e nomes certos, ou são para programas como água limpa, outorga, jurídico, licitação, superintendência, etc. As ligações onde às pessoas tem assuntos técnicos que ela tem alguma dificuldade,  pede pra aguardar e liga pelo outro ramal para os colegas da casa que a orientam a quem deve encaminhar o assunto.  

Diz que em todo o tempo que atuou no DAEE, sempre teve bons chefes, se dá bem com todos eles e também com os servidores em geral. Creuza é uma pessoa muito conhecida, amiga, uma pessoa muito solidária que gosta de ajudar o próximo e acima e tudo uma excelente profissional que faz o que gosta e procura dar o melhor de si sempre.

Creuza é viúva, tem 03 filhos: Sueli (35), Debora (30), Sergio (29) e os netos queridos Henrique (09) Vinicius e Vitória de 02 anos.

Parabéns a ela e a equipe atual de telefonistas: Creuza, Isabel, Dalva, Alcina por ouvirem nossos clientes com paciência e profissionalismo. 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: