Recursos Humanos do DAEE, uma equipe formada por muitas mulheres e os Tentáculos da Mulher Polvo, por Içami Tiba.

23/03/2011 às 17:47 | Publicado em Sem categoria | 5 Comentários

Historicamente sempre coube as mulheres o papel e responsabilidade de cuidar de pessoas. Desde a época das cavernas, o homem ia em busca da caça e à mulher cabia à responsabilidade de ficar em casa protegendo a prole.  Desde então os homens saem para a guerra, posteriormente para o trabalho e as mulheres ficam em casa cuidando da família. Mudados os tempos, quando as mulheres também tem que sair pra trabalhar e auxiliar os parceiros, maridos na manutenção e evolução de suas famílias, conjuntamente sem problemas de gênero, mesmo assim o papel de cuidar das pessoas, principalmente crianças ou idosos ainda cabe às mulheres: mães, filhas casadas ou solteiras, esposas. Lógico que isto está mudando e vemos muitos homens exercendo este papel de cuidador com maestria, mas no geralzão isto ainda é tarefa de mulher.

Tarefa difícil, considerando que cuidar de crianças é prepará-las para o futuro, desenvolver cidadãos, éticos, preocupadas com o meio ambiente, responsáveis, reiterando valores que façam com a sociedade evolua cada vez mais.  Cuidar de idosos ainda mais considerando a difícil e árdua tarefa, nos dias de doenças tão severas como Alzheimer e Parkinson entre outras.

Mas voltando ao papel de cuidador, uma das profissões a quem também cabe zelar e cuidar das pessoas nas organizações é a área de Recursos Humanos. Cabe a área, cuidar dos direitos das pessoas, amapar-las, atendê-las nos seus direitos, desenvolvê-las, prepará-las para que suas funções sejam realizadas com eficiência e eficácia, se ocupar do seu bem estar e qualidade de vida entre outras tarefas.

Papel complexo que ao longo da história vai se alterando de acordo com as novas demandas que se destacam: clientes internos e externos que sabem o que querem, exigentes, conscientes do seu papel, amparados por legislação, e que querem acima de tudo serem tratados com respeito (e se possível com certo encantamento).

No DAEE não poderia ser diferente, considerando que nesta área (RH) é majoritário o número de mulheres atuando, são profissionais das mais diversas áreas que atuam com objetivo de atender, cuidar e zelar pelo patrimônio da empresa: os servidores. Logicamente que também temos homens atuando neste campo, já que hoje não há profissões especificas formadas por homens ou mulheres, já que podemos notar a atuação de Presidentas, Senadoras, Prefeitas, Governadoras, Maquinistas, Pilotas de avião, Pilotas de Formula 1, Mecânicas, Eletricistas, Pedreiras,  etc.

Porém no DAEE, e acho que na maioria das empresas,  ainda é preponderante o número de mulheres no RH, talvez porque na profissão haja necessidade de habilidades e competências  que sempre foram comuns as mulheres: como fazer várias coisas ao mesmo tempo, ter paciência, saber ouvir, ser flexivel, ter empatia, etc. Neste mês das mulheres, resolvemos prestar com uma homenagem a todas as mulheres que prestam serviços no DAEE, das mais diversas profissões: engenheiras, procuradoras, arquitetas, economistas, telefonistas, veterinárias, administradoras de empresa, pedagogas, assistentes sociais, bibliotecárias, geografas, formadas em recursos humanos, etc.

Somos hoje aproximadamente 30% do quadro de servidores, (e fazemos muito barulho haja vista o tumulto para tirar esta foto) a maioria com nível superior e predominantemente com mais de 30 anos de serviços prestados a organização. As “novatas” também são muito bem vindas e esperamos que continuem esta labuta de conciliar profissão e família, fazendo com que a nossa autarquia cresça cada vez mais.  

Somos pela própria natureza, cuidadoras de pessoas, isto em qualquer profissão, e isto não nos deve trazer amargura ou sentimento de inferioridade, pois a cada ano, século, milênio que passa ocupamos cada vez mais espaço na sociedade, o que infelizmente nos sobrecarrega, mas enfim temos a capacidade de ter vários tentáculos que nos ajudam nesta difícil tarefa.

Parabéns todas as profissionais do DAEE, segue uma homenagem através do texto de Içami Tiba, psiquiatra e escritor, no seu livro: “Adolescentes –  Quem ama educa”.

“Qualquer homem ficaria espantado se percebesse como funciona o cérebro de uma mulher (mãe) no trabalho. Organiza o seu espaço, decora-o com flores e fotografias dos filhos, mesa e/ou locais de trabalhos limpo, nécessaire de maquiagem na gaveta etc. Enquanto se concentra na sua atividades, está atenta aos movimentos das pessoas à sua volta, talvez nem prestando “aquela” atenção às conversas colaterais, mas, sem dúvida, capaz de repetir tudo que a colega falou, ainda preocupada com o andamento da casa e as atividades dos filhos. È uma mulher-polvo com todos os tentáculos em ação simultânea“.

Anúncios

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Adorei a foto e a matéria. Somos mesmo IMBATÍVEIS!!!!! (RS)

  2. Realmente, muito digna a Homenagem que se faz ao Dia só não, ao Mês das Mulheres… É aí que está a oportunidade de se atentar ao que representa a força feminina, tão capaz de sustentar um otimismo que lhe é tão peculiar, mantendo a fé, a perseverança, para conseguir se manter no espaço que ocupa, crescer, e “dar conta do recado” com o melhor de si; e ainda que atribulada diante das múltiplas funções, brinca com o tom do batom… Parabéns, Menina, Mãe, Mulher!

  3. Muito legal este serviço e ao mesmo tempo triste, prestei concurso em 2006 no DAEE passei com 80 e nao fui chamada .Poderia fazer parte desta homenagem mas os orgao responsavel coserteza esta com o seu ganho certo.Me desculpe mas principalmente a senhora (os) que tem filhos sabem que nao é nada facil ficar de bico aqui e acula um futuro encerto.Se puderam me ajudar eu agradesso desdejá

    • Cara Sarinha, foram chamados e admitidos os primeiros colocados do concurso,não sei qual foi sua colocação. Se quiser maiores orientações entre no site do DAEE e envie sua solicitação a nossa ouvidoria, que poderá lhe esclarecer melhor. Boa sorte.

  4. ola estou precisando do numero do rg do meu avo..pois ele trabalhou no daee mtos anos atras,procurei por todos os lugares e nao encontrei minha unico solução seria vcs. Sera q vc poderia ver p mim ,se tem o cadastro dele ai.so preciso do numero do rg.pra minha mae leva no exerci to.por me ajud. Nome do meu vô é antonio gomes de faria.o da mae dele é celestina maria de jesus.do pai dele benedito gomes d faria. Ele foi registrado dia 19 de maio de 1952se tiver os rg dele manda por email o mais rapido possivel obrigada pela atencao.grata daniela


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: