De Assistente da Superintendência, passando por Obras e Licitações, chegando à Ouvidoria, por Isis D. Costa.

14/03/2011 às 11:45 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,

Isis Dias Costa, 48 anos foi admitida no DAEE no dia da mentira, ou seja, em 01/04/1981, então uma jovenzinha de 19 anos, cursando o colegial, começou atuando na Superintendência do DAEE, juntamente com Dona Emy, que era Assistente do Superintendente na época: Dr.Yasbek. 

Disse que nesta época também trabalhou com a rede telemétrica – passando informações sobre as enchentes, operando o telex. Para aqueles que não sabem o aparelho de Telex é anterior ao Fax, pois para passar os dados ela tinha que digitá-los numa fita perfurada e depois enviar aos canais comunicação. 

Juntamente com Dona Emy atuou também na Assessoria de Comunicações de Comunicações, entre 1983-1984. 

Retornando a Superintendência começou a trabalhar com o Eng.º Ruy Brasil, isto quando o assunto Comitês de Bacias começava a se delinear. Ruy Brasil sempre foi muito exigente o que trouxe a Isis ainda mais profissionalismo (e um pouco de paciência) para poder atendê-lo. Trabalhou com ele durante 04 anos.

Trabalhar com este tema Comitê de Bacias trouxe um grande aprendizado a Isis, pois pode acompanhar o assunto desde o seu nascimento, sendo que hoje é à base do trabalho do DAEE.

Passou parte de sua vida profissional na sua atividade de assessorar superintendentes, foram diversos como: Dr. Paulo Bezerril, Dr. Francisco Além, Antônio de Pádua Perosa e por último Ivan Metran. Portanto vários governos e gestões, nas quais era responsável pela organização de agenda destes profissionais, viagens, organizar a documentação e processos da área, atender ligações, audiências com público externo: profissionais, empresas, políticos, etc. 

Posteriormente foi indicada para ser Secretaria da Comissão de Licitações da Calha do Tietê, na Diretoria de Engenharia e Obras – DEO. Foi um trabalho árduo, difícil, desafiador, empreendedor que a motivou muito. Era a primeira grande licitação internacional do DAEE, participariam empresas internacionais, havia muita legislação.  Esta licitação, pela complexidade, até ficar pronta demorou meses. 

Quando acabou a licitação da Calha, foi atuar na SAJ – Assessoria Jurídica da Superintendência, trabalhando com Dr. Santoro durante anos. 

Como gostou do trabalho da Calha do Tietê, retornou a DEO – Diretoria de Engenharia e Obras – UGP, passando a atuar agora na área que cuidava do Meio Ambiente – juntamente com os Engenheiros Júlio Astolphi e Micali. 

Disse que este trabalho é apaixonante, pois quem pensa numa obra de engenharia, como esta realizada pelo DAEE, que é só colocar máquinas para cavar ou fazer buracos e pronto, não é nada disto. O processo envolve e atinge a vida das pessoas, da comunidade, dos animais, das plantas, estudos de arqueologia entre outras coisas. Tem que ter estudo de impacto ambiental, licença de operação, licença de instalação, cumprir termos de compensação ambiental etc. Esta visão total da obra é muito importante e só conhece quem realmente está na área. 

Ainda realizando este trabalho, em 2005 passou a ser também assistente de ouvidoria  assessorando Dr. Nelson Nashiro, Chefe de Gabinete e ouvidor do DAEE. 

Atualmente esta atividade também é a menina dos olhos de Isis, pois diz adorar o trabalho, pois é diferente, desafiante, complexo, com alta carga de administração de conflitos e que zela pela ética e a busca do atendimento de qualidade aos cidadãos, portanto ela faz isto com muito prazer. 

Diz que quando foi convidada pelo Dr. Nelson Nashiro, ele disse que o fez por Isis conhecer bem o DAEE, pois passou por áreas que lhe dão uma visão geral e total da Autarquia, e isto realmente é bem verdade.   

Os atendimentos da ouvidoria, são realizados pessoalmente, por ligação, por carta, via e-mail (ouvidoria@daee.sp.gov.br). Cabe a nossa ouvidoria receber e cadastrar as reclamações ou pedidos, entrar em contato com as áreas para obter informações pertinentes à solicitação e responder aos interessados e ainda a cada 06 meses enviar relatório a Gestão Pública. Perguntada sobre que tipos de reclamações são enviados a nossa ouvidoria, diz que normalmente são referentes a informações sobre serviços, rios, outorga dados pluviométricos, enviados por estudantes, profissionais, por empresas do ramo, e poucas (mas existente) reclamações com queixas sobre atendimento por parte do DAEE (servidores ou serviços). 

Ela disse que gostou tanto desta atividade que fez ano passado prova de capacitação promovida pela Associação Brasileira de Ouvidoria. Foi aprovada e hoje pode ser reconhecida como ouvidora profissional e gabaritada. Eu disse a ela quem sabe isto pode ser uma atividade profissional para uma segunda carreira, pós- aposentadoria, afinal capacidade ela tem. A resposta dela: sorriu.

 Portanto temos ai mais uma profissional super gabaritada, que conhece muito bem as atividades da autarquia, que percorreu diversas áreas, sem medo de mudar, sempre aprendendo, se desenvolvendo e crescendo juntamente com a Autarquia.  isto sim é que é relação ganha- ganha (no jargão dos termos dos profissionais de  RH), uma relação onde todos ganham: Autarquia e servidor. 

Atualmente Isis esta na DEO atuando numa nova área: Gerenciamento de Administração e Contratos, juntamente com o Eng. Hamilton Pires.  Boa sorte então.    

Pediu para deixar uma mensagem as Mulheres do DAEE:

“Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo tímida, comemora, mesmo apaixonada, ignora, mesmo frágil é poderosa!” Parabéns mulheres pelo seu dia!!!

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: