Auditoras que atuam na área pública – por Maria da Conceição de Castro.

11/03/2011 às 12:47 | Publicado em Sem categoria | 1 Comentário
Tags: ,

Maria Conceição de Castro, 50 anos, mais conhecida pela maioria dos servidores como Conceição, está no DAEE desde 19/04/78 (dia do Índio!!), por convite do Dr. Bragança, quando entrou como estagiária para atuar na área administrativa da antiga Diretoria de Planejamento, ou DP, na Divisão de Controle, sob a administração do então Dr. Rodolfo Gurgueira, que para ela, foi um exemplo de austeridade, responsabilidade e competência, com o qual muito aprendeu. Já em julho do mesmo ano, pelo seu bom desempenho, foi convidada a ficar na Autarquia. 

Após alguns anos de trabalho, desabafou, em tom de brincadeira, que havia sido enganada pelo Bragança, pois o trabalho “fácil”, de preenchimento de pequenas fichas de controle, na verdade contemplava o conhecimento de muitos documentos orçamentários e financeiros decorrentes do controle de execução de todos os contratos celebrados pela Autarquia. Mas gostou, pois foi uma escola imprescindível na sua vida profissional. 

Em 1995, quando a DP se uniu a Diretoria Financeira e, aliado ao fato do DAEE ter perdido muitos servidores que saíram devido ao PDV (Plano de Demissão Voluntária) e pelo desligamento dos aposentados pelo Governo da época, o Sr. Grappeggia assumiu a Auditoria convidando-a para fazer parte de sua equipe, uma vez que eles já haviam trabalhado junto antes (DOF/OFP). 

Na Auditoria começou a fazer um trabalho novo e obviamente teve que aprofundar seu conhecimento sobre a legislação específica por ser uma área dinâmica, necessitando de aperfeiçoamento e acompanhamento das novidades e legislação estadual e federal. 

O trabalho desenvolvido na Auditoria consiste na orientação e acompanhamento de todos os processos que tramitam na Autarquia: licitação, contratos, convênios, adiantamentos, cabendo à área instrui-los para cumprimento da legislação, com intuito de evitar que o DAEE venha sofrer sanções perante o Tribunal de Contas e outros órgãos externos. 

Segundo a mesma, apesar de parecer rotineiro, seu trabalho é dinâmico, pois sempre há novidades e o aprendizado e desafios são constantes. Permite o conhecimento de tudo o que acontece na Autarquia, o que é muito rico. 

Acredita que a Autarquia melhorou muito no aspecto de atendimento a legislação, não que isto não fosse feito antes, mas que a atuação da Auditoria vem conseguindo incorporar à cultura das pessoas a responsabilidade de cada um no desempenho de suas funções e no cumprimento de suas obrigações. 

Perguntada sobre seu perfil, se é adequado ao de um profissional da área de auditoria, diz que é: minuciosa, organizada, atenta, perfeccionista, com facilidade para lidar com cálculos, além da facilidade de lidar com pessoas, algumas das características, que no nosso entender, são apropriadas a um auditor (a), seja de empresas públicas ou privadas. 

Com 33 anos de serviços, dos quais 16 atuando na Auditoria, nossa entrevistada é uma profissional que adora o que faz e é um exemplo de dedicação e profissionalismo na sua área, confidencia ainda, que seu trabalho nunca atrapalhou sua vida pessoal, pois sempre soube conciliar os dois, nunca leva problemas do serviço para casa e vice-versa.

Conceição tem uma filha de 23 anos: Marianna, que está se formando este ano, também na área de administração. Quando perguntamos se a filha também vai querer atuar na área da qual a mãe é especialista: auditoria, ela responde que “parece que não”, pois a filha gosta mais é da área de gestão de pessoas. 

Enfim, como não se sabe do futuro, quem sabe teremos ainda muito mais mulheres nesta área tão especializada e em busca de profissionais competentes que queiram nela atuar, independente de gênero. 

Em tempo, na Auditoria do DAEE trabalham também os seguintes servidores  Grecco, Célia, Gisélia, Valéria, Marcos Kocin, Silene, Marcília, Antonio, Hilário, Amadeu e o Diretor Jorge L. Grappegia.  

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Que agradável surpresa ler esse breve comentário sobre minha adorável amiga Conceição. Me trás doces recordações do meu tempo de DAEE. Conceição era minha minha amiga preferida e eu tinha uma afeição muito carinhosa com ela.
    Amiga, que Deus ilumine sempre o teu caminho.
    Saudade…
    Grande beijo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: