Parque Ecológico do Tietê disseminando a Educação Ambiental para formação de multiplicadores do tema

21/06/2010 às 18:47 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  
 

O Programa de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê – PET, foi iniciado em Junho de 1984, com o objetivo de contribuir para a consolidação de um ideal para defesa do ambiente (em especial da natureza) bem como estabelecer referências para a visitação consciente e construtiva.

A Área de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê é uma referência no Estado de São Paulo, estando atualmente sob a coordenação do Eng.º Fernando Antonio Pinto Teixeira, engenheiro, ambientalista e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública/USP, com o tema: “Envolvimento de usuários e funcionários no planejamento de atividades dirigidas a idosos no Parque Ecológico do Tietê”.

Localizado no Centro de Lazer Eng. Goulart, região de Guarulhos – o Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê desenvolve programas de atividades ecológicas abertas para grupos organizados, escolas e visitantes em geral.

Tais atividades têm contribuído significativamente nas mudanças de opinião e comportamento da comunidade. As atividades oferecidas para grupos organizados (Escolas, Clubes, Igrejas, Grupos de Terceira Idade e outros) são programadas de acordo com o interesse e características da instituição de forma a haver integração com os objetivos do grupo.

Entre os Programas Educacionais estão os passeios monitorados, onde são abordados assuntos como Meio Ambiente Fauna, Flora, Lixo, Recuperação Ambiental e Poluição, levando o visitante a refletir sobre sua interação com a natureza. Conheça alguns destes passeios:

Trilha Ecológica e do Viveiro: O trajeto inclui a visita às antigas instalações do porto de areia e da olaria. Inclui também a visita ao minhocário e aos galpões de semeadura, estaquia e crescimento do viveiro de produção de mudas. Este roteiro é interessante para a vivência de atitudes adequadas à observação de fauna livre bem como para a compreensão dos problemas referentes à sua captura, venda, criação e recuperação.

Trilha das Águas – Circunda diversos lagos do Parque, cheios de pássaros e animais que dependem da água.

Caminho do Tietê – Trilha do Tietê – Percurso de 5.360 metros entre lagos, brejos e banhados do rio Tietê repleto de animais silvestres( especialmente quatis, macacos-prego, capivaras e aves). Trajeto adequado para o estudo do rio Tietê e da história de sua ocupação e exploração econômica (extração de areia, depósito de lixo, estabelecimento de chácaras, etc.); a observação das interferências atuais (poluição, queimadas, etc.) e levantamento de soluções; a observação de áreas do Parque em recuperação.

 Treinamento de Educação Ambiental: Desde 2007, sob a coordenação de Fernando, que se encontra no DAEE desde 1982, o PET realiza o Treinamento de Educação Ambiental, cujo  objetivo é “atingir a população sobre os deveres e necessidade de cumprimento de seu papel social de educação e conscientização ambiental, para preservação dos Recursos Hídricos”. 

O treinamento ministrado com dinâmicas de grupo, aulas expositivas, Visitas ao Museu do Tietê, Passeios e visitas monitoradas as trilhas do Parque Ecológico, etc., é dirigido a população local, estudantes, principalmente estudantes de Gestão Ambiental e Biologia da USP/Leste, representantes de ONG, pessoas da terceira idade interessadas no tema, que se tornam multiplicadores e disseminadores do conteúdo aprendido no curso.

Os temas do curso ministrado este ano, incluem: observação de primatas, visitas ao viveiro de plantas, brincadeiras ecológicas, manejo da flora, fauna silvestre brasileira, etc.  O curso está sendo realizado de 03 até 29/06, com a participação de 50 pessoas.

Visitem o Parque Ecológico Tietê e,  procurem conhecer também o Parque Ecológico Tamboré (localizado em Alphaville) – Vocês vão gostar……. Os servidores do PET estão lá para assegurar um atendimento de qualidade.

 
Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: