Creche (CCI) e Recanto Infantil (RI) – um serviço que fez a diferença na vida de muitas crianças e mães.

12/02/2010 às 17:22 | Publicado em Sem categoria | 3 Comentários
Tags: ,

Aqueles que não conhecem,  a Secretaria (que mudou de nome ao longo dos últimos governos) ao qual o DAEE está vinculado,  no inicio da década de 80 implantou o Centro de Convivência Infantil Antônio Roberto Mauês  – CCI,  que tinha por finalidade abrigar os filhos de servidoras com idades até 07 anos. Na época Secretaria de Obras e do Meio Ambiente, criou o CCI através do Decreto n. 17.598 de 21/08/1981.

Diante disto várias servidoras do DAEE se utilizaram deste beneficio, deixaram seus filhos aos cuidados dos profissionais que lá atuavam. Na época o DAEE tinha em torno de 5000 servidores e a demanda por vaga era maior do que eles tinham condições de atender, tornando o serviço muito procurado e disputado. Devido a isto as mães durante a gravidez já faziam sua inscrição, entrando numa espécie de lista de espera, o que algumas vezes só era atendida muito depois do nascimento do seu filho. 

No inicio este serviço era realizado na Rua Riachuelo, 12º andar, em salas adaptadas, com varanda externa para as crianças tomarem sol sendo as crianças sempre muito bem cuidadas.  Depois da construção de local específico e apropriado para o atendimento às crianças o atendimento passou a ser realizado na Rua Riachuelo, próximo ao pátio do estacionamento, atrás do Fórum João Mendes.

O CCI da nossa Secretaria era uma referência neste tipo de serviço a todas as Secretarias em todo estado de São Paulo, pois sempre contou com um grupo de profissionais muito competentes e dedicadas. A equipe era multidisciplinar,  formada por Diretora, médico, psicóloga, fonoaudióloga, pedagoga, assistente social, estagiários e  óbvio as “tias” que sob a orientação da equipe técnica cuidavam das crianças.

A creche quando foi fundada teve como sua primeira diretora: Mariazinha, (Maria das Graças Richardelli) que como administradora empreendedora teve papel primordial para a implantação e manutenção da qualidade dos serviços do CCI.  Competente, enérgica, pioneira, foi sucedida por outras profissionais de igual talento: Cristina, Vera, Wanda e Zirleide.

O Centro de Convivência teve um papel fundamental na vida de muitas servidoras/mães, que ficavam tranqüilas e seguras quanto ao atendimento oferecido aos seus filhos, além de tê-los próximos ao local de trabalho, facilitando sua vida pessoal e profissional.

Com o tempo foi fundado ainda o Recanto Infantil – RI, localizado num imóvel do DOP – Departamento de Obras Públicas, localizado atrás do DETRAN no Ibirapuera. Após o período em que as crianças não poderiam mais utilizar o CCI devido à idade (acima de 07 anos) as crianças freqüentavam a escola, ficando no RI,  no outro período, sob os cuidados de equipe profissional, com a coordenação de Nadia (psicóloga) que orientava sobre o comportamento e ajudava nos deveres escolares.  

Esta parceria do RI,  feita com o DOP era administrada pelo CCI e pela Associação de Mães que também contribuíam para manutenção destes serviços. Neste período as crianças eram transportadas através de micro ônibus do DAEE pelos servidores e tios (como era chamados pelas crianças) Mané  e depois tio Wilson muito queridos pelas crianças e mães que até hoje se lembram deles. Pessoas de extrema confiança e responsáveis iam além de seus deveres, pois adoravam realizar este serviço deixando as mães tranqüilas.

Muitas foram às festas organizadas pela organização do CCI e RI, com a colaboração maciça das mães, que através destes eventos buscavam recursos para auxiliar na compra de material pedagógico, brinquedos, etc. Festas de natal, junina, páscoa, etc., tudo era motivo para uma festa sob a organização deste grupo, alias momentos de descontração, principalmente festas juninas, onde todos adoravam auxiliar e participar, pois já era uma tradição na Autarquia.  A parceria administração e associação de mães era produtiva, pois realizavam ainda campanhas educativas, de aplicação de flúor nas crianças, etc.

Enfim foi um serviço e beneficio que muito auxiliou as mães quando precisavam ter segurança, bem estar além de ter garantido que os filhos tivessem um bom aprendizado com equipe competente.

Porém com a redução do número de mães em idade fértil, segundo prescreve a legislação e, sobretudo com a mudança da Autarquia e Secretaria para Pinheiros, no final de década de 1990, o serviço foi desativado, dando origem à terceirização dos serviços que passaram a ser efetuados após processo licitatório com escolas de educação infantil, que ficavam no entorno das novas dependências da Autarquia em Pinheiros. Nesta época restavam poucas crianças, em torno de 20, sendo atendidas primeiramente pela Escola Infantil “Dadá” e posteriormente até sua exclusão definitiva, pela Escolinha de Educação Infantil Meu Castelinho, situado na Rua Cunha Gago. Este serviço também foi importante e primordial para as mães da época e seus filhotes, sendo também de qualidade e com equipe de profissionais competentes. Porém as crianças já não ficavam tão próximas as mães como no tempo que ficavam no CCI.   

Hoje estas crianças atendidas por estes serviços, são e estão cidadãos adultos (ou adolescentes as que utilizaram os serviços já terceirizados), a maioria formados, com seus empregos e vida em andamento, a grande maioria profissionais gabaritados, temos conhecimento de que vários deles se formaram como engenheiros, administradores, economistas, marketing, educação física, alguns em ramos ligados a telecomunicação e tantas outras profissões,  que devem parte de sua infância  a este serviço e beneficio concedido pela Organização e, especialmente  este grupo de super profissionais que dedicaram parte de suas vidas e carreiras e construir  e conscientizar estas crianças para o amanhã (que já é hoje).

Algumas crianças pelo que soubemos, por este vinculo criado, mantém relacionamento e amizade até os dias de hoje.

Agradecimentos das mães e crianças do DAEE para: Mariazinha, Cristina, Vera, Wanda, Zirleide, Márcia (psicóloga), Ana (fonoaudióloga) Islei (pedagoga), Jussara (psicóloga), Maria das Neves (enfermeira), Conceição (pedagoga), Marlene e Deusina (assistente social), cozinheiras tias Nair, Eva, Marina, e aos tios Mané e Wilson,  e ainda as tias que tratavam as crianças com tanto carinho, como se fossem seus filhos e familiares: Maria, Cida, Nilce, Eliane, Ivete, Judith, Neidinha, Denise, Silvana, Erotildes, Eliana, Graça, Socorro, Maria Ciareta, Tereza,

Pedimos desculpas caso tenhamos esquecido algum nome, mas quem sabe isto pode nos dar motivo para nova matéria para comentarmos mais lembranças, memórias e situações deste época.

Ex-crianças da Creche e Recanto esperamos ouvir o relato de vocês!!!!!!!!!! 

Vejam algumas fotos abaixo sobre as crianças e o CCI e RI.

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Parabéns…
    Pelo trabalho realizado. Hoje temos carência de serviços assim.O melhor muitas vezes não cabe no bolso, o público muitas vezes não possui vagas disponíveis. Encontrar um que atenda as expectativas (bolso e qualidade) não é nada fácil. Adoraria trabalhar e ter meus filhos por perto.

  2. Há muito tempo procurava alguma lembrança sobre a melhor época da minha vida!
    Sem dúvida, as crianças que por ali passaram têm ótimas recordações!
    Não consigo imaginar minha vida diferente, sem CCI e Recanto. Lá com certeza nos formamos crianças e adultos bem melhores.
    Obrigada por tudo. A Gratidão é imensa.

    • Que boa noticia Mariana, assim como você, muitos puderam usufruir deste belo período de suas vidas no nosso recanto e creche. Realmente valeu a pena homenagear aquela equipe e local que tanto fizeram pelas nossas crianças.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: