Parque Nascentes do Tietê e os servidores João dos Passos e Gastão Gonçalves.

09/02/2010 às 1:27 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags:

Inaugurado em 22 de setembro de 1996 – “Dia do Rio Tietê” por meio de uma parceria que reúne o Governo do Estado de São Paulo, através do DAEE e a Prefeitura Municipal de Salesópolis, o parque localiza-se naquele município na região de Mogi das Cruzes. 

Com 1,34 milhão de metros quadrados, o Parque Nascentes do Tietê preserva e valorizam as nascentes do Rio Tietê e a diversidade da flora e da fauna, características de seu entorno e permite que a sociedade, escolas, empresas e entidades ambientalistas tenham a oportunidade de aprender sobre educação ambiental através de visita monitoradas.

O Parque Nascentes encontra-se sobre morrotes e morros cobertos por Mata Atlântica, com diversidade de fauna e flora, possuindo como atrativos: observação das nascentes do rio Tietê, visitas monitoradas e educativas em 04 trilhas (da Nascente, da Araucária, da Pedra e do Bosque),   um belo museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do Rio Tietê: rio limpo, muito poluído, o tempo em que era navegável e onde se realizavam competições,  histórico sobre o rio, as cidades por onde percorre, a eclusa de Barra Bonita e ainda uma sala das águas – onde  através de vidros parecidos com tubos de ensaio, se analisa e observa a qualidade das águas (veja vídeo abaixo). Após a extração de amostras de água Tietê, a cor da água vai se alterando de acordo com os municípios por onde o rio percorre:  Salesópolis, São Paulo, Pirapora, Salto, Tietê, Barra Bonita etc. Muito interessante e didático de ser ver, além das belas fotos ilustrativas do rio observadas no museu iconográfico.

Atualmente o Parque conta com o trabalho de dois servidores Gastão Gonçalves – Coordenador e Responsável pelo Parque e João dos Passos, ambos servidores do DAEE.  Recebe mensalmente como visitante em torno de 2000 pessoas, tendo recebido desde sua inauguração até o momento, mais de 500.000 visitantes. 

Estivemos no final de 2009, visitando o Parque, e através da visita pudemos perceber que para se atuar numa área como esta há necessidade de vocação, além de se gostar e respeitar muito de meio ambiente, como é o caso deste dois servidores. Desprovidos de telefone, computador, internet, transporte público – pois a região não permite a instalação deste tipo de tecnologia ou serviço, cabe aos dois a orientação aos estudantes e visitantes do Parque, orientando e valorizando a fauna e flora local, além obvio de explicações sobre o Tietê, sua nascente e a importância para região e estado de S.Paulo.

Segundo eles o Rio Tietê é um rio atípico, pois embora nasça na serra do mar, a apenas 22 km do oceano, ele corre para o interior por mais 1100 quilômetros, até desaguar no Ri Paraná em Itapura, após banhar 62 municípios paulistas.  Essa característica, que o distingue dos demais rios brasileiros, fez do Tietê a primeira rota de penetração para o interior do continente, já no inicio do século XVI, usada por aventureiros que desbravaram os sertões, fundando povoados ao longo de suas margens, e que deram ao Brasil o território que tem hoje.    

As visitas no Parque ocorrem todos os dias das 8 às 17 horas, sendo seu endereço: Estrada do Pico Agudo, s/n. (Km 6) Bairro Pedra rajada, Salesópolis, SP. Maiores informações podem ser obtidas através do site: www.daee.sp.gov.br/parques.   

Retomando, os dois servidores que prestam serviço no Parque são dignos de muito respeito, não só do DAEE, mas de toda sociedade, pois muito competentes conhecem profundamente o assunto: Rio Tietê, Nascentes, Meio Ambiente e tudo relacionado a isto. Trabalham no sentido de conscientizar as pessoas para que respeitem a natureza e principalmente o Rio Tietê, dada sua importância para a história e estado de S.Paulo.

Abaixo segue explicações dadas pelo Sr. João dos Passos, sobre a Nascente do rio Tietê. Vale à pena ouvir o nosso video,  pelo histórico da região e como foi fundado, já que a região era uma fazenda, desapropriada pelo Governo do Estado para dar nascimento do Parque Nascentes do Rio Tietê.

No dia de nossa visita fomos recebido pelo Sr. João dos Passos, que nos acompanhou e orientou sobre tudo. Veja abaixo a simplicidade e profundo conhecimento do servidor do DAEE sobre seu trabalho, além de algumas fotos ilustrativas sobre o que se pode descobrir e conhecer indo ao Parque Nascentes do Rio Tietê. 

  

 

veja videos abaixo


Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: