“Longe Dela”: o filme que tem como pano de fundo o Mal de Alzheimer.

24/11/2009 às 20:54 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags:
Sinopse: Grant e Fiona formam um casal feliz, que tem sua a vida abalada quando ela apresenta alguns graves sintomas, como perda de memória. Logo vem a confirmação: Fiona está com o mal de Alzheimer. Relutante a princípio, ela passa a aceitar a doença e se interna numa clínica. Uma das regras do local é que os pacientes não recebam visitas durante seus primeiros 30 dias. Quando Grant finalmente consegue vê-la, ela já não o reconhece mais. Fiona está agora afeiçoada por Aubrey, outro paciente da clínica, o que faz com que Grant tenha que se contentar com sua nova condição de amigo ao mesmo tempo em que tenta ajudá-la a se lembrar do passado.
O filme trata com sabedoria o tema do envelhecimento, e trata da senilidiade  de forma reflexiva, trazendo questões existenciais. Traz atuações singelas e profundas, com diálogos cortantes que atravessam nosso pensamentos acerca do presente nos projetando para o futuro.
Segundo alguns críticos:
“Apesar de triste, Longe Dela (“Away From Her”) é bonito e retrata com clareza os problemas reais e simbólicos dos casais afetados por Alzheimer. E, pra além do drama específico, tenta um mergulho na amplitude do amor conjugal. Se há algum porém, é superado com sobras pela intensa interpretação de Julie Christie.”
“Sensível ao extremo, Longe Dela tem como pano de fundo o Mal de Alzheimer, apenas como um mote para tratar do amor eterno e todas as suas concessões frente às dificuldades e ao inesperado. Adicionam-se a isso, as brilhantes e inspiradas atuações de Julie Christie e Gordon Pinsent e direção de Sarah Polley.
Assistir ao filme é um aprendizado sobre a vida e como o inesperado  pode transformar nosso futuro, assim como nos faz refletir sobre a respeito de doenças como o Azhemeir podem interferir na vida de muitos casais e famílias.
Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: