Parque Várzeas do Tietê – um projeto voltado a melhoria da vida da população paulistana

17/11/2009 às 16:39 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags: ,
Em sequência a entrevista realizada no último dia 27/10/09, o Dr. Ubirajara T. Felix, fala com paixão no novo projeto em desenvolvimento pelo Governo do Estado de S.Paulo, sob a coordenação do DAEE.
Segundo ele o Parque Várzeas, é um espelho do nosso Parque Ecológico do Tietê/PET. Construído há mais de 30 anos, ele tem como função proporcionar lazer, entretenimento, cultura, atividades esportivas a população residente na zona leste de S.Paulo. O PET recebe nos finais de semana de sol, de 50.000 a 60.000 pessoas para aproveitar as diversas atividades naquele local. Porém além destas atividades prazerosas, o PET tem uma função hidráulica excepcional, pois ele foi construído para preservação da várzea, pois é um local de armazenamento e retenção das águas da chuva controlada pela barragem da Penha, que vem do alto Tietê. Portanto é uma área que auxilia no controle de enchentes.
O objetivo do Parque Várzeas, é a preservação das várzeas desde a nascente do Rio Tietê em Salesópolis. O Parque Várzeas, contará com uma ciclo via que seguirá até o Município de Salesópolis, além de uma via de caminhada de 230 kilometros de área arborizada. No seu entorno serão constrúidos mais 32 parques semelhantes ao nosso Parque Ecológico do Tietê.
É um projeto excepcional, pois o mesmo complementa o projeto calha do rio tietê. Caso o projeto não saísse do papel, em mais 4 ou 5 anos o nosso rio Tietê não aguentaria mais as condições a que está submetido, lixo, invasão de moradias nas suas várzeas, falta de cuidados por algumas prefeituras em seu entorno, etc., causando grandes problemas à cidade de S.Paulo.
É um passo importante para o DAEE, pois o projeto foi planejado, controlado, contratado, desenvolvido e  tem como seu executor principal a Autarquia.
Segundo Dr. Ubirajara, o futuro desta região está nas nossas mãos, o projeto tem todo apoio e incentivo do Governo do estado de S.Paulo, e o DAEE vai subindo mais um degrau dando sua contribuição nesta área de controle de enchentes, recursos hídricos e saneamento ambiental.
Veja abaixo entrevista com o Superintendente do DAEE e em seguida video institucional sobre o Parque Várzeas do Tietê.

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: