Aposentadoria e o planejamento para a vida pós trabalho.

16/11/2009 às 10:54 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags:
Conforme mencionamos no perfil deste blog, ele tem a “pretensão” de ser um canal de discussão, informação e interação a respeito dos temas: envelhecimento, memória, inclusão social e ações voltadas a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, aposentadoria (pré e pós).
Desta forma, considerando os dados do IBGE que indicam a expectativa de vida superando os 70 anos e consequentemente com o aumento da longevidade da população, fruto dos avanços da medicina e da nova preocupação com hábitos de vida mais saudável, fica claro que ganhamos muitos mais anos na nossa vida. A vida parece começar aos 60 e nãos aos 40 como se dizia até bem pouco tempo atrás. Portanto, com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a duração da aposentadoria está cada vez maior e o contingente de aposentados também.
Portanto a aproximação da aposentadoria pode ser para muitos uma oportunidade de aproveitar o tempo livre, dedicar-se a novas atividades, realizar projetos, divertir-se, para outros desespero, por ter que ficar em casa, sem o trabalho de que tanto gosta, rotinas, ficar longe dos amigos, sem projetos novos em vista. Portanto é importante preparar-se antecipadamente.
Abaixo segue dicas extraídas da cartilha de orientação ao servidores aposentados do DAEE, que é entregue aos servidores que se aposentam, com objetivo de fornecer informações e dicas importantes nesta nova fase: 
Dicas Importantes. Considerando esta nova fase em sua vida, para assegurar uma aposentadoria mais agradável, sugerimos:
 Defina que atividades você gostaria de desempenhar na aposentadoria. Podem ser hobbies, trabalhos voluntários, alguma tarefa profissional eventual, como integrar o conselho de alguma associação, empresa, etc. Recomenda-se escrever as atividades.
  1. Aproveite a lista para redigir as atividades que lhe dão muito prazer, mas hoje ficam em segundo plano, geralmente por falta de tempo. Pode-se viajar mais, cuidar e implementar melhorias no seu sítio, ler os livros de sua biblioteca, assistir a TV de pijama, freqüentar uma academia de ginástica, etc.
  2. Discuta essas expectativas com sua mulher ou seu marido. Facilita quando o projeto deixa de ser pessoal e passa a pertencer à família.
  3. Estreite suas relações com profissionais que possam contribuir com os novos projetos.
  4. Diversifique seu círculo de amizades. Não dependa apenas de relações que constrói no trabalho.
  5. Tente reservar um espaço de trabalho (dentro de casa ou, se possível, fora) para tocar seus projetos.
  6. Se você pretende investir numa nova atividade profissional, além de fazer cursos e se instruir neste novo tema, elabore um cartão de visita.
  7. Aqueles que querem iniciar um novo negócio, micro empresa, etc., há cursos gratuitos no SEBRAE que orientam como iniciar um pequeno grande negócio.
  8. Mantenha um bom relacionamento com a empresa onde tenha trabalhado e com seus pares, isto pode lhe valer referências ou oportunidades no futuro.
  9. Planeje e programe com antecedência sua aposentadoria e aquilo que gostaria de fazer. 
 
Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: