A Gestão do DAEE e seus desafios: Entrevista com Ubirajara Tannuri Felix – Superintendente

16/11/2009 às 23:36 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags:
Dr. Ubirajara 003
Dr. Ubirajara Tannuri Felix – Superintendente

  

No último dia 27/10 – um dia antes do Dia do Funcionário Público, conversamos com o Dr. Ubirajara T. Felix, sobre sua trajetória, história, trabalho e desafios frente ao DAEE como Superintendente.
Ele diz que já conhecia o DAEE antes de 1999, pois participava ativamente da vida classista dos engenheiros, vindo a conhecer o DAEE através das reuniões com as diversas associações e entidades ligadas aos engenheiros, vinculadas aos órgãos públicos: Metrô, CESP, DAEE, etc. Como sequência de sua vida classista, chegou a eleger-se Presidente do Sindicato dos Engenheiros. Nesta época não conhecia o DAEE por dentro, na sua totalidade.
Profissionalmente é originário do Metrô e, em 1999, no Governo Mario Covas e na gestão do Dr. Lotufo, que sucedeu Dr. J.Bernardo Ortiz (que saiu para candidatar-se a Prefeitura de Taubaté), veio a convite do Secretário de Recursos Hídricos, atuar no DAEE.
Assim em maio de 2000, portanto há quase dez anos, iniciou suas atividades no DAEE como Diretor da BAT – Bacia do Alto Tietê, e depois de três meses passou também a assumir a DEO – Diretoria de Engenharia e Obras.
Depois de algum tempo, e com o retorno à diretoria da BAT do Eng. Silvio Giudice, ficou definivamente na DEO, passando a atuar com ênfase no Plano de Macrodrenagem.
O trabalho apesar de importantíssimo e com boas perspectivas apresentava desafios: as obras não começavam, os prefeitos não cediam as áreas necessárias aos trabalhos, os projetos não ficavam prontos, inúmeros problemas de licenças ambientais.
Aqueles que não sabem, assim como eu (reporter por um dia como na TV e leiga no assunto), Macrodrenagem estuda a integração de todos os cursos d’água, analisando a situação hidraúlica, os escoamentos, a velocidade do rio, o dimensionamento e a necessidade de intervenções hidráulicas – canalizaçao quando elas suportam. Naquela época, a região metropolitana, vivia inundada e o plano de macrodrenagem deveria servir para resolver parte desta questão. As obras do piscinão, que também são responsabilidade do DAEE são parte deste conjunto de obras, resultantes deste plano para o auxílio no combate as enchentes e inundações.
Hoje Dr. Ubirajara se sente um servidor da casa, pois foi bem acolhido aqui, sabe da importância que tem o DAEE e acha importante mostrar para sociedade, para o governo e empreendedores que a autarquia tem um corpo técnico e administrativo forte e competente, com responsabilidade e que sabe dar respostas aos problemas da sociedade, da cidade, do estado de S.Paulo. Segundo ele, com o fortalecimento do órgão, ganham todos: estado, sociedade, servidores.
Diz que procura valorizar o máximo possivel os servidores nos seus diversos níveis e áreas de atuação, e que ao assumir a Superintendencia na gestão do Governador José Serra, a convite da Dra. Dilma (Secretária), está trabalhando para o fortalecimento da Autarquia, inclusive com a execução atual do planejamento estratégico participativo, ainda em andamento, simples, incipiente, porém forte e sustentado nos pilares do DAEE: sua história, sua vida técnica, seu dia a dia, suas perspectivas.
Veja abaixo a entrevista com o Dr. Ubirajara.
  

Clique na imagem abaixo para ver os videos.
  

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: