Educação Ambiental, Lazer, Terceira Idade no Parque Ecológico Tietê

14/11/2009 às 2:30 | Publicado em Sem categoria | 7 Comentários
Tags: ,
O Parque Ecológico do Tietê iniciou suas atividades de Educação Ambiental em abril de 1984 . Em junho daquele ano (semana do meio ambiente), realizou seu primeiro encontro com a comunidade mediante ciclo de palestras e plantio de árvores. A  partir desse evento, desenvolveu programação  dirigida principalmente  ao público visitante de final de semana. As atividades, simples e lúdicas, percorriam temas de diversos interesses e objetivavam, além da preservação das espécies de fauna e flora, estimular a criatividade. Havia brincadeiras, “macro-ginásticas ecológicas”, “tardes de estórias e desenhos”, projeção de filmes ecológicos e  “leitura no parque”. Naquela época o Parque Ecológico do Tietê não dispunha ainda de áreas de bosques importantes. Estava apenas  iniciando projetos de recuperação de áreas degradadas. Temas constantes eram o lixo e o Rio Tietê.
O Parque Ecológico do Tietê foi um dos primeiros parques a desenvolver atividades de Educação Ambiental na grande São Paulo. Mas distinguia-se dos demais, pois, alinhava-se mais  às correntes de educação ao ar livre do que às conservacionistas, hegemônicas nos anos oitenta.
Desde a sua implantação, o Programa de Educação Ambiental recebeu aproximadamente 320.000 visitantes. Estes não foram espectadores de uma atividade pontual ou isolada, mas fizeram parte de um processo onde estão envolvidos líderes de grupos e técnicos do Parque, bem como outros representantes da comunidade.
O parque ecológico do Tietê (Guarulhos) conta ainda com atividades voltadas ao público escolar, terceira idade, caminhadas, Museu do Tietê, Centro de Recepção aos Animais Silvestres, além de atividades de lazer que levam aquele parque  uma população em torno de 40.000 nos finais de semana.
Através do Coordenador deste projeto de educação ambiental e também o voltado à terceira idade: Eng. Fernando Antonio Pinto Teixeira, foi promovido de 6 a 29 de outubro no Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico do Tietê oficinas ambientais de formação e de reciclagem de conhecimento objetivando apoiar e aprimorar visitas monitoradas realizadas por professores e monitores de ecoturismo usuários do Parque.
As oficinas estão organizadas em cinco módulos temáticos:
  1. Observação de Primatas
  2. Fauna Silvestre
  3. Treinamento em Educação Ambiental
  4. Manejo de Flora
  5. Rio Tietê: Considerações históricas, geográficas e políticas
Participaram do treinamento aproximadamente 35 pessoas.
O curso é aberto a servidores, pessoas interessados pelo tema, profissionais deste segmento, estudantes, etc.
Para finalizar o curso, o evento contou com a apresentação teatral sobre o Rio Tietê, que focou o lixo jogado nas ruas e que acaba nos rio, as inundações provocadas pelo lixo, a necessidade da conscientização sobre a necessidade de ajudarmos a cuidar do rio,  reciclagem, cidadania. Os participantes puderam participar de apresentação teatral no qual todos literalmente dançaram ao som de músicas e informações sobre o rio Tietê. Este trabalho de teatro com temas ambientais é coordenado por Vitor Maniero e sua equipe. Ele que também atua na área de educação, no DAEE se dedica a realização de apresentações teatrais referendando a educação ambiental, em especial textos com  a importancia do Rio Tietê. 
Neste dia os participantes puderam também conhece o trabalho e a disposiçao do pessoal da terceira idade, que apresentou coral com música como xote das meninas, entre outras. Vale a pena conferir abaixo.

BLOG 040BLOG 041PICT1131

PICT1118PICT1128PICT1104

Veja o video

Anúncios

7 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Parabenizo o grupo que empenhou-se em desenvolver Educaçao ambiental,de maneira não-formal, conscientizando um grupo
    dos seus direitos, ditos na constituição, implantando pro
    gramas para estimular ação e participação da população na
    defesa de uma causa que é acabar com a degradação do meio
    ambiente, dar destino ao seu lixo…o que fazer para ter ´
    uma vida mais saudável e manter a natureza! e principalmente
    trabalhando um público de terceira idade, resgatando sua
    memoria… como era o rio Tietê em sua juventude, ocorria muitas enchentes como hoje! É importante resgatar o passado para entender melhor o presente! Devemos refletir um ditado popular
    “água é mole pedra é dura, tanto bate até que fura”. A conscientização de um povo é muito importante para uma mudança social.

    • Oi Eliane agradecemos seu comentário e informo que tem materia nova no blog sobre o tema de educação ambiental, pois anualmente o Fernandinho nosso engenheiro do PET, organiza um novo curso de ed. ambiental, isto com muito carinho e competência, por acreditar nesta proposta mencionada por voce que inclui, capacitação, conscientização, persistência, envolvimento da comunidade/sociedade, etc.
      Um abraço pra você.

  2. lindo trabalho realizado com a terceira idade. muito emocionante

  3. quero levar meus alunos AO parque o que devo faze?
    CONTATO FONE 8454-1516

    • Cara Rosemeire o fone do Parque é 2958 1477, voce pode pedir pra falar com o engenheiro Fernando Teixeira, ou entao ver quem marca as caminhadas a atendimento ao público em geral. Como voce sabe o Parque fica na região de engenheiro goulart – Guarulhos, e o mapa voce pode ver no site http://www.daee.sp.gov.br
      Infelizmente a pagina do DAEE (site oficial) não contempla todas as informãçoes pra visitantes, mas se voce acessar o site http://www.ecotiete.org.br, tem as informaçoes como chegar lá.
      Boa Sorte.

  4. SOU FREQUENTADOR DESTE LINDO PARQUE MAIS TODAS AS VEZES QUE ESTOU AI FICO SO IMAGINANDO COMO SERIA BOM DAR UMA PESCADINHA NESTE LINDO LAGO.SERA QUE VOCEIS NÃO TEM UM PROJETO DE PESCA ESPORTIVA AI NESTE PARQUE.SERIA UMA OTIMA OPORTUNIDADE PARA MOSTRAR PARA TODAS AS CRIANÇÃS COMO É BOM CUIDAR DA NATUREZA E DOS LAGOS.EU E MEUS AMIGOS FICARIAMOS MUITO GRATO.OBRIGADO

    • Caro Francisco, desconheço algum projeto com este objetivo, mas imagino como leiga que isto seria quase impossivel naquele lago, visto a demanda alta de pessoas e a super infra estrutura necessária para que isto ocoresse. Mas caso voce olhe nas outras materias do nosso blog tem uma sobre Ponte Nova e pescaria. Lá ha um projeto de pesca com necessidade de autorização da Diretoria e dentro de certas regras. O fone de Ponte Nova é 4696 5233 – ligue pra ver se a pescaria ainda continua. Vou repassar seu e-mail ao PET e ver se eles podem lhe responder algo além dos meus conhecimentos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: