A história, trajetória e informações sobre o DAEE pesquisados pela DRH.

14/11/2009 às 3:01 | Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário
Tags:
A Diretoria de Recursos Hídricos – DRH, apesar do número reduzido de técnicos, ainda mantém o espírito de pesquisa sobre tudo que diz respeito às nossas águas. Assim, após uma incansável busca pela Internet sobre as origens do DAEE deparou-se com um fato pouco conhecido pela nossa comunidade daeeana.
Sabiam nossos colegas que em 1951 o nobre Governador Lucas Nogueira Garcez criou em sua gestão o Departamento de Águas e Esgotos, nosso querido DAEE?
“E vero”, isto está na Galeria dos Governadores do Estado de São Paulo, no Portal do Governo, Conheça SP, História no endereço http://www.galeriadosgovernadores.sp.gov.br/03galeria/galeria.htm#18.
Ainda bem que a Wikipédia no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Lucas_Nogueira_Garcez e em outras fontes dão que o Governador Garcez criou o Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE
O DAEE foi criado em 12/12/1951 através da Lei no 1.350. Aliás, na Revista Água e Energia de novembro de 1998, em História, há um artigo muito interessante falando do DAEE intitulado “Um pouco do passado, presente e futuro” escrito por Jose Bernardo Ortiz e Arnaldo Pereira da Silva.No site do DAEE em Acervos e Pesquisas se encontra a Revista com o citado artigo. Veja no endereço abaixo http://www.daee.sp.gov.br/cgi-bin/Carrega.exe?arq=/acervoepesquisa/relatorios/revista/raee9810/hist.html .
 Portanto, resumindo o passado e falando do presente: 
•Criado em 1951, o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica – é uma Autarquia (entidade subsidiada ao tesouro do Gov. do Estado de São Paulo) vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia.
•É responsável pela Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo,
•Quadro técnico altamente qualificado e especializado; 60 % com formação universitária, sendo que •seu pessoal é composto por: 10 % de Mestres e Doutores em Hidráulica, Hidrologia e Recursos Hídricos,60 % com formação universitária, sendo que  40 % com formação de Engenharia, Geologia,e Arquitetura, 70 % funcionários do sexo masculino e 30 % funcionários do sexo feminino.
  A Autarquia atua de forma descentralizada, no atendimento aos municípios, usuários e cidadãos, executando a Política de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, adotando as bacias hidrográficas como unidade físico – territorial.
 •Missão:“Planejar, implantar, operar e monitorar a infra estrutura hídrica do Estado de São Paulo”
•Visão: “Ser reconhecido como autoridade técnica da infra estrutura hídrica do Estado de São Paulo”.
As primeira informações desta materia foram enviadas pelo Diretor da DRH – Diretoria de Recursos Hidricos – Eng.  Eliseu Itiro Ayabe.
As demais extraímos  de um trabalho realizado pela SRH para apresentação aos novos servidores no treinamento de integração de 2009.
Maiores informações sobre o DAEE ver link do site neste blog.
Agradecimentos ao Dr. Eliseu pela contribuição e sabemos que o pessoal do DRH realmente cultiva a memória, pois possui arquivo de fotos importantissimas sobre o DAEE e das pessoas e fatos daquela Diretoria. Parabéns duas vezes.
Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: