O Parque Ecológico do Tietê e suas lembranças – por Arady Baddini Tavares

05/10/2009 às 22:43 | Publicado em Sem categoria | 10 Comentários
Tags: ,

006Esposa e foto do marido um dos fundadores do PET

005

No dia 05/10/09, estive com a uma senhora simpática, de 78 anos, esposa de Arady Baddini Tavares. O nome dela: Maria José Correia Tavares. Esta simpática senhora de cabelos brancos nos procurou para saber como deveria fazer para doar parte do acervo do marido, falecido em 2004, um dos organizadores e fundadores do Parque Ecológico do Tietê – PET, na década de 70.
No acervo doado, livros de engenharia hidráulica, elétrica, boletins pluviométricos, fluviométricos, escritos manuais do marido contando como o parque foi fundado, histórico da região, escopo do projeto do PET, etc. A grande preocupação dela era de que este material fosse aproveitado pelo público em geral e, que pudesse ser útil a estudantes, profissionais, pessoas preocupadas com o meio ambiente, ecologia, etc.
Segundo ela o marido trabalhou como engenheiro no PET na sua origem, desbravando uma área até então sem muita atenção na região leste de São Paulo. Ficou feliz quando mencionamos que o PET atende mais de 10.000 pessoas nos finais de semana de calor, sendo referência em lazer a população local. Segundo ela o Sr. Arady adorava o que fazia, tinha muita seriedade e comprometimento com este trabalho, tendo dedicado parte de sua carreira profissional a construção do PET. Profissional de muito bom senso, equilibrado e sensato, sempre gostou de atuar também na gestão de pessoas, tendo deixado amigos entre seus colaboradores, quando saiu para aposentadoria em 1985.Depois da aposentadoria, foi residir numa chacará na região de Nazaré Paulista, onde passou a dedicar-se a agricultura, especialmente plantação de café. Faleceu em 2004, tendo deixado esposa, filha e netos. O Senhor Arady também colaborou com a construção da colônia de férias de Peruibe, onde atuou fiscalizando a parte de engenharia, tendo viajado inúmeras vezes para acompanhar a obra.
O material doado pela Dona Maria José será entregue parte à biblioteca do PET, por se tratar de material referente a Fundação do PET e parte à biblioteca do CTH, por serem livros especificos de engenharia, civil, eletrica, etc.
Parabéns a esta senhora de 87 anos, por este gesto e obrigado pela atenção e dedicação a memória profissional do falecido marido.

Anúncios

10 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Que grata surpresa essa homenagem a uma pessoa incrivel, profissional inigualavel, que serviu de exemplo e modelo, inclusive.

    Incentivamos a esposa deles a realizar esse Ato de despreendimento e muito me alegra saber que esta sendo valorizado pelo DAEE!

    Cresci na companhia do Dr Arady, pai da minha melhor amiga..desde a infancia!
    Ele era tao versatil, que me dava aulas reforco de matematica….

    Quanta paciencia!!!!!!! rs Nao foi em vao, pois me tornei arquiteta e adoro a profissao, tao proxima da engenharia civil…

    Acompanhei, mesmo crianca ainda, o desenvolvimento da obra do Parque Ecologico do Tiete! Ele vibrava como um menino…

    Quantas saudades do Dr Arady, pessoa unica!

  2. Obrigada pelo reconhecimento ao meu tio, que além de um grande profissional, foi o melhor ser humano que conheci. Merecida homenagem!
    Ah! E vc tem razão, minha tia é extremamente simpática e apaixonante!!

    • Realmente a esposa do Sr Arady é única, simpatica, inteligente, hospitalareira. No dia da entrevista tive uma tarde super agradavel com ela, conversamos, tomamos suco, fococamos (no bom sentido) e ela me contou detalhes sobre o marido. Ainda me parece apaixonada por ele e pelo que significou pessoalmente e profissionalmente. Fiquei contente por conhece-la e ainda pela tarde super agradavel.
      Obrigado pelos conmentarios.

  3. MARAVILHOSO TRABALHO E DEDICAÇÃO E A DOAÇÃO FOI UM BELO PRESENTE…BJOS À MARIA JOSÉ…SAUDOSO ARADY

  4. Fico muito feliz de ver esse reconhecimento ao trabalho do Tio Arady aqui. Cresci tendo um carinho de neta por ele, que sempre foi uma das pessoas mais queridas, preocupadas e amorosas que conheci, assim como a Tia Maria José, que é tudo o que você descreveu e ainda mais. Tenho certeza de que ele ficaria imensamente feliz ao ver mais uma semente que ele plantou florescer e ser reconhecida. Obrigada.

  5. ARADY, grande profisional.
    ARADY, pessoa amorosa, generosa.
    ARADY, amigo de todas as horas.
    ARADY, sempre preocupado com o próximo.
    ARADY, sempre pronto para ajudar.
    Quanta saudade!

    MARIA JOSÉ, um exemplo de esposa.
    MARIA JOSÉ, um exemplo de mãe.
    MARIA JOSÉ, um exemplo de avó.
    MARIA JOSÉ, um exemplo de amiga.
    MARIA JOSÉ, um exemplo a ser seguido.

    Eu sempre digo: MARIA JOSÉ É UM CORAÇÃO COM PERNAS. Pessoa bondosa, um verdadeiro exemplo de um CRISTÃO. e como disse Lúcia: ELA É APAIXONANTE!

    Parabéns Maria José pELA decisão tomada!

    Obrigada por fazerem parte da minha vida!

    adelia.

  6. Prezada Maria Silvia

    Ontem vi o blog de Memória do DAEE e gostei muito. Fiquei emocionada. Não sei como agradecer a você a descrição que você fez sobre os trabalhos de meu marido, o eng. Arady Baddini Tavares. Com seu gesto, ficou divulgado merecidamente, o empenho e dedicação com que ele conduziu o trabalho de implantação do Parque Ecológico do Tietê que hoje proporciona lazer a tantas pessoas.

    Ele atingiu o objetivo que tanto queria alcançar, pena não estar mais entre nós para admirar de perto sua obra e viver a satisfação de vê-la concluida. Obrigada!

    Agradeço, também, as palavras carinhosas sobre nosso encontro naquela tarde tão agradável que passamos juntas em minha casa.
    Espero repeti-la.

    Com um grande e saudoso abraço, e esperando revê-la em breve, despeço-me mais uma vez, com meus sinceros agradecimentos por tudo.

    Maria José Correia Tavares

    • Dona Maria José, já nos falamos pessoalmente, eu é quem devo agradecer conhece-la, ser tão bem recebida em sua casa e poder fazer a materia sobre o seu marido. Fico feliz que tenha gostado e quem sabe isto possa incentivar outras familias a nos procurar para que possamos prestar a mesma homenagem a outros servidores, que dedicaram anos de suas vidas ao DAEE e que merecem nosso apreço e consideração.
      Obrigada pelo retorno e mantenha contato.
      M.SILVIA

  7. Arady,irmão do meu falecido marido era uma pérola de pessoa!De uma simplicidade e generosidade sem par.marialine.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: